Sport vence o Salgueiro e está a apenas dois pontos do G-4

Sport e Salgueiro (Foto: Aldo Carneiro/GLOBOESPORTE.COM)

Na briga do Carcará com o Leão, quem se deu bem foi o segundo. Nesta terça-feira, o Sport bateu o Salgueiro por 1 a 0 no estádio Ademir Cunha, em Paulista. Das 16 partidas como visitante na Série B 2011, essa foi apenas a terceira vitória dos rubro-negros. O resultado colocou o Sport na quinta colocação, com 48 pontos, e manteve viva a chance do time lutar pelo acesso à Série A. O Salgueiro, por sua vez, segue com 25 pontos na penúltima colocação e vê a Série C cada vez mais perto.

Salgueiro e Sport são velhos conhecidos do Campeonato Pernambucano, mas antes da partida desta terça-feira os dois times só haviam se enfrentado uma vez na Série B. Na primeira vez, em 22 de julho, quem levou a melhor foi o Leão com uma vitória por 3 a 0 na Ilha do Retiro. Agora, o resultado se repetiu com gol de Maylson. O Salgueiro, por sua vez, para escapar do rebaixamento, precisa vencer nas sete rodadas que restam no campeonato.

Na próxima sexta, às 20h30m (de Brasília), o Salgueiro voltará a campo para enfrentar o ASA no estádio municipal de Arapiraca, em Alagoas. Um dia depois, às 16h20m (também no horário da capital federal) é a vez de o Sport receber o Goiás, na Ilha do Retiro.

Muitos chutes do Sport, gol anulado e 0 a 0

O início de jogo entre Salgueiro e Sport foi marcado pela vontade de jogar das duas equipes, que tentavam driblar a péssima qualidade do gramado do Ademir Cunha. O primeiro chute a gol saiu de uma cobrança de falta, aos quatro minutos, quando Piauí, pelo Carcará, mandou a bola em direção à meta rubro-negra.

Um minuto depois foi a vez de Marcelinho Paraíba chutar pelo Sport. O goleiro Luciano espalmou e Bruno Mineiro fez o gol, porém a arbitragem marcou impedimento e invalidou o lance. O Leão começou a se impor no jogo e a atacar com perigo. Em cobrança de falta, Marcelinho Paraíba quase marca, mas a bola bateu no travessão.

Marcelinho Paraíba, aliás, foi um dos jogadores mais aguerridos do Sport no primeiro tempo. O camisa 10 do Leão buscou o ataque o tempo todo, ora chutando a gol, ora servindo os companheiros. Em um dos lances, ele fez um belo lançamento para Willians e obrigou o goleiro Luciano a sair da área para barrar a investida rubro-negra.

O Salgueiro procurou sair no contra-ataque, mas em poucas e fracassadas tentativas. Em nenhum momento os mandantes levaram perigo ao Sport que, incentivado por sua torcida, bem maior que a do Carcará – apesar do mando de campo ser dos sertanejos – jogou como quis. Aos 28 minutos, Saci arriscou de fora da área, a bola quicou na frente de Luciano e quase enganou o goleiro do Salgueiro.

No entanto, a exemplo de seus últimos jogos, o Sport mostrou que maior volume de jogo está longe de significar gols. O Leão chegou com perigo em diversas oportunidades, mas desperdiçou as várias chances dadas pelos Salgueiro. O lance mais emblemático ocorreu aos 32 minutos. Marcelinho Paraíba tocou a bola para Willians que, dentro da área, de frente para o gol, furou o chute e perdeu um gol feito.

Aos 37 minutos foi a vez de Bruno Mineiro, de letra, quase surpreender o goleiro Luciano. Ao contrário do camisa 1 do Sport, Magrão, o arqueiro do Salgueiro teve bastante trabalho. Mas, por sorte e pela falta de pontaria dos atacantes rubro-negros, a etapa inicial terminou 0 a 0. Antes do apito final, o técnico PC Gusmão foi obrigado a sacar Robston, que se lesionou, por Maylson.

Água mole em pedra dura...

Assim como na etapa inicial, o Sport pressionou o tempo todo. Um dos primeiros momentos de perigo veio com Maylson. Ele recebeu um cruzamento de Marcelinho Paraíba e cabeceou em direção ao gol, mas Luciano fez uma defesa espetacular e impediu a abertura do placar. Já o Salgueiro parecia que jogava pelo empate de tão acomodado que estava na partida.

O primeiro chute a gol do Carcará no segundo tempo veio com Ricardinho, que arriscou de fora da área. A bola passou pelo lado esquerdo da meta rubro-negra. Pouco tempo depois, o atacante foi sacado pelo técnico Neco, que promoveu a entrada de Elvis no jogo. Insatisfeito com o rendimento dos seus homens de frente, PC Gusmão também mudou: Willians saiu para a entrada de Branquinho.

Aos 17 minutos, Marcelinho Paraíba – que manteve o espírito aguerrido do primeiro tempo – cruzou e Bruno Mineiro, sem marcação, cabeceou em cima da zaga do Salgueiro. Tanta insistência do Sport resultou em gol. O 1 a 0 veio com dois jogadores que entraram no decorrer da partida. Branquinho cruzou a bola e, após um bate-bate na área, Maylson abriu o placar.

Após o gol, o Sport teve outras chances de definir a partida, mas seguiu errando na hora de finalizar. Coube ao Salgueiro apenas lutar para empatar e o Carcará chegou com perigo em pelo menos duas oportunidades com chutes de fora da área. Porém, as tentativas sempre paravam nas mãos do goleiro Magrão.

O apito final decretou a 20ª derrota do Salgueiro nesta Série B. Ao lado do lanterna Duque de Caxias, a equipe pernambucana é a que mais tem derrotas no torneio. Já o Sport quebrou um jejum de cinco partidas sem vencer.

SALGUEIRO 0 X 1 SPORT

SALGUEIRO - Luciano; Renê, Juninho, Alexandre e Piauí; Amaral, Pio, Mateus (Edmar) Silva e Clébson; Fabrício Ceará e Ricardinho (Elvis)
Técnico: Neco

SPORT - Magrão; Renato, Tobi, Gabriel e Diogo; Rithely, Robston (Maylson - gol), Wellington Saci (Paulista) e Marcelinho PB; Bruno Mineiro e Willians (Branquinho)
Técnico PC Gusmã0

Estádio Ademir Cunha. Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Emerson Sobral. Assistentes: Alcides Lira e Wilton Lins
Público: 7.104 torcedores

Do GLOBOESPORTE.COM

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem