Corpo de Bombeiros festeja 124 anos de fundação

Por Wagner Santos
 
Uma experiência diferente para centenas de crianças e adolescentes. Assim foi o dia de ontem para cerca de 600 alunos de 13 escolas, que foram até o Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Tudo isso devido ao fato de o mês de outubro ser considerado o mês das crianças, assim como o mês de aniversário dos 124 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Por isso, a corporação resolveu promover uma manhã festiva, com exposição de 15 viaturas como helicóptero, embarcações, caminhões de combate a incêndio, moto-resgate e ambulâncias para mostrar um pouco sobre todas as áreas de atuação dos bombeiros, no Estado.

Além dos soldados e oficiais envolvidos, a ação contou também com alguns palhaços, arte-educadores e monitores do Espaço Ciência. De acordo com o chefe de comunicação do CBMPE, tenente coronel Valdy Oliveira, foram expostas viaturas utilizadas no dia a dia, e, por isso, o tempo teve que ser curto, para não prejudicar os serviços operacionais. Contudo, eles puderam entrar nas viaturas, olhar o equipamento e saber como é o funcionamento. “O objetivo é que elas vejam de perto as viaturas e poder conhecer de perto, além de participar de atividades de forma lúdica, receber lanche e um banho de neblina para fechar a comemoração, e além deles aproveitarem os conhecimentos do Espaço Ciência, eles hoje (ontem) tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos bombeiros”, destacou.

O estudante Wagner Brito Figueira, 13, é aluno da 6ª série de um colégio particular e foi uma das crianças que entrou nas viaturas. “Eles mostraram como funciona a cirene e disseram que serve para que as pessoas saiam da frente em casos de emergência. Eu estou achando muito legal, pois estamos vendo coisas melhores e isso daí salva a vida das pessoas. Assim como ele o seu colega Flávio Henrique, 11, contou como foi a experiência. “Eu senti um pouco de nervosismo de entrar ali no caminhão, mas foi de felicidade. Achei muito interessante pois a gente pode conhecer melhor o trabalho dos bombeiros, e eu sempre tive vontade de saber como que é feito”, disse Flávio.

De acordo com o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão existem basicamente dois projetos para serem trabalhados com o Corpo de Bombeiros. Um deles é um roteiro de prevenção de riscos relacionados às catástrofes naturais. Já o outro projeto que está para ser implementado, mas que ainda não tem data definida para ser inaugurada oficialmente é o circuito de arborismo, que também é coordenado pelos bombeiros.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem