A programação tem início com a 1ª Corrida pela Diversidade, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado. A prova terá 3,4 quilômetros de distância e os participantes percorrerão o mesmo caminho do desfile. A expectativa da organização é reunir 400 mil pessoas.
Para garantir a animação, estão programadas atrações como a Escola de Samba Galeria do Ritmo, passando por maracatus de baque solto e virado, pernas de pau até shows de drag queens. A cantora Wanessa Camargo também subirá ao palco, a partir do meio-dia. Mas a brincadeira será intercalada com discursos dos representantes do Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado (Fórum LGBT-PE).
ESTRUTURA - Para o evento, a organização contratou 200 seguranças particulares. Além disso, 400 policiais militares estarão nas ruas do entorno. Também será disponibilizado um helicóptero para monitorar o desfile. “ A segurança dos cidadão que vão participar é uma das nossas preocupações. A finalidade do esquema é manter o índice de ocorrência em zero, como ocorreu nos anos anteriores”, declarou Henrique Eduardo, do Fórum LGBT-PE.
TRÂNSITO - Mais de 200 agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão divididos em turnos para dar apoio ao evento. O bloqueio na Avenida Boa Viagem acontece no trecho entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Dona Benvinda de Farias. Segundo o órgão de trânsito, os locais mais recomendados para o tráfego são as Avenidas Mascarenhas de Morais e a Conselheiro Aguiar, principalmente para os que saírem de Piedade e Candeias, em relação ao Centro do Recife. A intervenção acontecerá durante todo o evento. A via só será liberada após a limpeza da área.
Do NE10 Com informações de Cidades/JC
Foto: JC Imagem/arquivo