Série B: Náutico vence o ASA e sobe para o terceiro lugar

Num jogo sem grandes oportunidades, o Náutico foi mais eficiente - e valente - para vencer o ASA por 1x0, na noite desta sexta-feira (5), nos Aflitos, em jogo válido pela 15ª rodada da Série B. Os três pontos renderam mais uma posição ao time vermelho e branco, agora terceiro colocado na Série B, com 23 pontos. O próximo compromisso será pela 14ª rodada, diante do Sport, na Ilha, em jogo adiado.



O Náutico mostrou uma marcação mais forte no campo do adversário nos primeiros minutos - antes priorizada o bloqueio no meio de campo. Bom para pressionar o oponente mas arriscado se o outro time for esperto nos contra-ataques. As duas situações aconteceram e renderam bons frutos antes dos dez minutos.

» Técnico ressalta o trabalho no dia a dia.

Por coincidência, foram duas boas tentativas em seguida. Aos quatro minutos, Derley puxou para o lado direito e cruzou. Kieza deu o primeiro toque para amparar a bola mas antes de finalizar a zaga afastou. A resposta do ASA foi imediata, tendo como elemento surpresa o lateral-direito Raulen. Ele recebeu de Didira e entrou na área. Foi bloqueado na hora do chute. A bola foi por cima.

Porém, aos poucos os dois times foram desacelerando mais o jogo. Aí ficou mais fácil identificar as duas propostas. A equipe visitante mantinha apenas um jogador à frente da linha da bola. No esquema tático, o Náutico era um pouco parecido, já que Éverton e Elicarlos revezavam-se no papel de terceiro zagueiro. A diferença estava no avanço dos laterais e, principalmente, nas saídas de Kieza da área, fator que ajudou muito a vida de Eduardo Ramos.

O que mais fez falta ao time da casa foram as arrancadas de Derley. Ele praticamente limitou-se à jogada relatada um pouco acima, logo no início do jogo e que Kieza não conseguiu aproveitar. Some-se as saídas de Kieza e boa postura defensiva do ASA e o resultado: posse de bola mas dificuldade para deixar os jogadores em condições de finalizar com afinco - perda de força ofensiva. Somente no final da etapa, o timbu reeditou a pressão dos minutos iniciais e conseguiu duas boas chances em sequência, aos 41. Na primeira, Eduardo Ramos furou ao receber de Ronaldo Alves. Na segunda, Moisés cabeceou e Gílson fez grande defesa.

O Náutico veio para o segundo tempo com Philip no lugar de Moisés. A intenção era dar mais velocidade para "quebrar" a marcação do ASA. Mas foi um tipo de jogada que não aconteceu no primeiro tempo a fazer a diferença mais rápido do que se imaginava.

Logo aos dois minutos, Derley recebeu de Peter e chutou forte, mas a bola foi longe do gol. Aos dez, o volante, que pouco aparecera no ataque na etapa anterior, voltou à ativa. Arrancou do meio de campo, entrou na área e chutou rasteiro, na saída de Gílson. A bola ainda tocou no goleiro alagoano, mas terminou no fundo das redes.

Apesar de comandar o placar, o Náutico não jogava como no primeiro tempo. A entrada de Philip não surtiu o efeito desejado, tanto que Kieza continuou saindo da área. o jogador que entrou não deu opções e, para completar, o ASA, como esperado, adotou uma postura mais ofensiva.

Para alívio dos alvirrubros, a estratégia da equipe visitante mostrou-se ineficaz. O ASA quis empatar o jogo forçando as jogadas pelo meio setor mais congestionado. Com isso, as finalizações eram sempre de fora da área e sem criar dificuldade para Gideão.

Na reta final da partida, os pernambucanos já não tinham mais forças para tentar ampliar. Vários jogadores reclamaram contusões, como Elicarlos, Kieza, Eduardo Ramos e Gideão (este, inclusive, mancando).

Ficha do jogo:

Náutico: Gideão, Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Derley, Elicarlos e Eduardo Ramos (Auremir); Kieza (Alex Sandro) e Moisés (Philip). Técnico: Waldemar Lemos.

ASA: Gilson, Toninho, Emerson (Marielson) e Tiago Alves; Raulen (Chiquinho Alagoano), Fabinho Romão, Didira, Raul e Chiquinho; Alecsandro (Vidinha) e Reinaldo Alagoano. Técnico: Vica.

Local: Aflitos. Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MG). Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Adnilson da Costa Pinheiro (MS). Gols: Derley, aos dez do segundo tempo. Cartões amarelos: Philip, Fabinho Romão, Emerson e Tiago Alves. Público: 16.051.

Do Blog do Torcedor

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem