Detido no momento que aplicava golpe

Por Raphael Coutinho

Um homem foi preso em flagrante no momento em que tentava adquirir um empréstimo consignado utilizando documento de identidade em nome de outra pessoa. Djalma José Fonseca, 48 anos, estava dentro de um estabelecimento financeiro na rua do Imperador, no Centro do Recife, na última segunda-feira, quando os funcionários do local desconfiaram do documento e do comportamento dele. Eles acionaram policiais da Delegacia de Polícia de Repressão ao Estelionato (DPRE), que efetuaram a prisão. Além disso, Djalma já havia aberto uma conta corrente em um banco privado, também utilizando o documento falso, para que o dinheiro do empréstimo, que era de R$ 12,4 mil fosse depositado.

No momento da prisão, o suspeito também apresentou o documento, que estava em nome de José Francisco da Silva. Em depoimento, Djalma informou que conseguiu a carteira de identidade no município de Escada, com uma pessoa que não conhecia. “Uma pessoa o aliciou, perguntando se ele queria ganhar dinheiro. O aliciador pediu apenas uma foto para que o documento pudesse ser confeccionado”, disse o delegado Marcelo Guerra. “Em seguida, orientou o suspeito a abrir uma conta corrente e depois contratar o empréstimo”, continuou. O delegado contou ainda que o valor do empréstimo seria dividido por igual entre o homem detido e o aliciador.

O próximo passo para a Polícia Civil é identificar a pessoa que forneceu o documento. Segundo o delegado Rômulo Aires, o documento falsificado era fácil de ser identificado. “O documento apresentava cores diferentes na parte da frente e de trás. Existem várias opções sobre a origem desta carteira de identidade, como a adulteração de dados ou ele pode ter apenas colocado uma foto no lugar”, disse. O documento será enviado para o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), onde passará por análise. Rômulo Aires orienta pessoas a evitar este tipo de fraude. “As pessoas precisam tomar cuidado. Quando forem obter algum tipo de empréstimo, que procurem agências bancárias e evitem cair em abordagens de pessoas na rua”, acrescentou.

Além da carteira de identidade, foram apreendidos um cartão do banco e outros documentos. Em depoimento, Djalma, que não tem antecedentes criminais, informou que esta seria sua primeira tentativa de fraude. Após prestar depoimento, o suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de estelionato e uso de documento falso. Em seguida, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima, onde aguardará decisão da Justiça.

 

 


Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem