Carlos Alberto de Oliveira também foi destaque na política


Apesar de não ter “papas na língua” e sempre defender “com unhas e dentes” as suas opiniões, Carlos Alberto Oliveira, formado em Direito na Faculdade de Direito, no Recife, conseguiu fazer uma carreira política de sucesso em Pernambuco. Recentemente, após um longo período afastado da política, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, que foi eleito deputado federal pela Arena, em 1966, filiou-se ao PSD a convite do presidente estadual do partido, André de Paula. Seu objetivo era o de disputar, em um futuro breve (talvez já em 2012), o posto de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Mas um infarto fulminante o levou, ontem, antes da realização de mais um dos seus sonhos.

A sua trajetória política, porém, é antiga e teve início em 1964, quando foi secretário-executivo do Plano Trienal de Educação de Pernambuco. Além da eleição de 1966, Oliveira ainda foi reeleito deputado federal em 1970 e 1974. Em 1975, porém, o mandatário da FPF pediu licença da Câmara Federal para assumir a Secretaria de Justiça do governo Moura Cavalcanti, onde ficou apenas um ano. Já no governo Roberto Magalhães, o dirigente foi presidente do Ipsep e um dos responsáveis pela modernização do Hospital do Servidor. Em 1987, assumiu a presidência do Partido Democrata Cristão (PDC) e, em 1992, a vice-presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 1995, assumiu a FPF em lugar do seu irmão, Fred Oliveira (ex-vereador do Recife e ex-presidente da Câmara Municipal), e por lá permaneceu até a sua morte.

Desde a sua fundação em 16 de junho de 1915, passaram pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nove presidentes. Foram eles: Alcebíades Braga, Artur Campelo, Renato Silveira, Edgar Fernandes, Jose do Rego Vieira, Rubem Moreira, Dilson Cavalcanti, Fred Oliveira e Carlos Alberto Oliveira, que teve o segundo período mais longo à frente da entidade (16 anos). O recordista, neste sentido, foi Rubem Moreira, que liderou a FPF de 1955 a 1982.

Trajetória de Carlos Alberto Oliveira

1964 - É escolhido para ser secretário-executivo do Plano Trienal de Educação de Pernambuco
1966 - Eleito deputado federal, pela Arena
1970 - Reeleito deputado federal
1974 - Pela terceira vez, é deputado federal
Entre 1975 e 1976 - Pede licença da Câmara Federal para ser secretário de Justiça de Pernambuco
1983 - É chamado pelo então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, para ser presidente do IPSEP
1987 - Assume a presidência do Partido Democrata Cristão (PDC)
1992 - É eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tendo Ricardo Teixeira como presidente
1995 - Assume a presidência da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), onde permaneceu até a sua morte, ontem

Da Folha PE

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem