Desconte o reciclável na conta de energia

Por Michelini Batista

 

Os resíduos recicláveis, como garrafas PET, latas de alumínio e papelão, agora valem desconto na conta de luz. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou ontem o Projeto Vale Luz, que vai recolher os resíduos inicialmente em 12 comunidades de Recife e Olinda. Basta ir até o caminhão do projeto com os materiais e a fatura de energia, comprovando residência na comunidade. O valor da troca será creditado automaticamente na próxima fatura.

O presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, explica que esse trabalho de recolhimento e destinação dos recicláveis nas comunidades será feito em parceria com quatro associações de catadores, Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional Nordeste (AVSI) e as prefeituras das duas cidades.

“Nosso caminhão vai visitar cada comunidade de 15 em 15 dias acompanhado por representantes das associações. Elas é que vão comprar os materiais da Celpe e dar a destinação correta”, diz Luiz Antônio. Segundo ele, a expectativa é recolher cerca de 10 toneladas mensais. O preço por quilo que a Celpe vai pagar aos moradores é o mesmo que a empresa vai arrecadar das associações (ver quadro).

No caminhão, o agente Vale Luz vai receber os materiais, pesá-los e emitir um recibo com o valor da troca, que será creditado na próxima fatura. Caso o crédito ultrapasse o valor da conta, haverá a opção, no futuro, de receber o dinheiro através de uma conta Caixa Fácil (Caixa Econômica Federal), utilizada, por exemplo, pelos beneficiários do Bolsa Família.

A Celpe possui 3,1 milhões de clientes no estado. Aproximadamente 1,6 milhão pagam tarifa social, sendo que 700 mil pagam faturas de até R$ 10. A cabeleireira Everilda Laurentino de Souza, 54, aprovou a iniciativa. Ontem, durante a inauguração do caminhão do projeto na comunidade Aritana, na Imbiribeira, ela aproveitou para levar papelão para reciclagem.

“Vai ser bom porque às vezes a conta chega alta e agora é só trazer os recicláveis e abater”, diz Everilda, que paga por mês algo em torno de R$ 60 na conta de luz. A líder comunitária Creonice Maria Jesus de Lima, 55, ressalta que o projeto vai ajudar as famílias carentes e também o meio ambiente. “É uma forma também de manter nossas ruas limpas”, completa. A comunidade Aritana tem cerca de 380 famílias.

O Projeto Vale Luz também vem sendo implantado por outras empresas do grupo Neoenergia. Já funciona há dois meses na Coelba (BA) e a Cosern (RN) está se preparando para implantá-lo. “É um trabalho de cunho social com viés de educação ambiental”, destaca Luiz Antônio Ciarlini.

O cônsul dos Estados Unidos no Recife, Christopher Del Corso, esteve na comunidade Aritana para conferir o projeto de perto. “Acho esse projeto superinteressante, principalmente porque atua diretamente nas áreas de baixa renda”, comentou. O consulado é parceiro da Celpe em outros projetos nas áreas de educação e meio ambiente, inclusive na Ilha de Fernando de Noronha.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem