Último dia para enviar o imposto de renda é nesta sexta-feira

Do Jc Online

O prazo para envio da declaração do imposto de renda 2011, ano base 2010, termina nesta sexta-feira (29) às 23h59. Quem entregar o documento um minuto depois não encontrará conexão com a Receita Federal. A multa para aquele contribuinte que deixar de cumprir com a obrigação é de R$ 165,74, no mínimo, ou 1% ao mês do imposto devido. Além de se preocupar em não perder o prazo, o contribuinte que tem imposto a pagar deverá fazê-lo também nesta sexta-feira (29), tanto para quem optou por pagar o tributo de uma só vez como para aquele que vai arcar com a primeira parcela.

Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal no Recife, Alexandre Rêgo, o órgão está recebendo nesses últimos dias uma média de 200 mil declarações por hora em todo o Brasil. Para se ter uma idéia, nos últimos quatro dias, foram recebidas mais de 7 milhões de prestações de contas pelo fisco. Em Pernambuco esses números são, na média, 2,5% do movimento nacional. Para quem deixou para a última hora, Alexandre Rêgo aconselha a não perder o prazo de forma alguma. "Mesmo que falte algum detalhe, um recibo que não achou , por exemplo, lança as informações e depois faz a declaração retificadora, que não tem data para ser feita, a não ser que a Receita chame o contribuinte antes", comentou.

Ele lembra que a pessoa que faz a declaração retificadora deve ficar atenta a dois aspectos. O primeiro deles é que, neste caso, não será possível trocar o tipo de dedução simplificada pela completa ou vice-versa. "Antes de enviar o contribuinte deve fazer todas as possibilidades de cálculos de dedução." Outra questão tem a ver com o prazo de restituição. Quem faz a retificadora, mesmo que tenha enviado a declaração nos primeiros dias, vai para o final da fila. Ou seja, só receberá a restituição, se tiver direito, a partir de setembro. O calendário de restituições terá início em junho e serão pagas todos os dias 15 a partir de então até o mês de dezembro.

A Receita Federal está preparada para atender ao aumento de demanda de contribuintes. O Serpro, empresa responsável pelo processamento de dados do governo federal, vai aumentar o link de transmissão para o público. "Nós aqui da Receita teremos um dia de conexão lenta, porque parte de nossa capacidade de conexão vai passar para o público externo. Esperamos que não haverá problemas durante o dia", disse Rêgo. Ele avalia que os piores momentos, na qual as pessoas terão problemas para acessar o link do ReceitaNet (programa de transmissão) será entre as 13h e 19h. "A maior parte das declarações são feitas por escritórios de contabilidade e eles funcionam no horário comercial."

DARF

Para quem vai pagar imposto, o dia de hoje também será dedicado à retirada do Documento de Arrecadação Federal (Darf). O boleto de pagamento pode ser retirado no próprio programa da declaração, para ser impresso, ou não, e ser pago na rede bancária, até as 16h ou pela internet ou caixas eletrônicos. A multa para quem deixar de pagar hoje é de 0,33%ao dia mais juros de mora com base na Selic, ou cerca de 1%ao mês. Quem optou por desconto em folha e fez a declaração até o dia 30 de março não deve se preocupar, pois o valor será descontado automaticamente. Quem fez a mesma opção mas depois dessa data terá de pagar a primeira parcela por meio do Darf

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem