Acaba amanhã o prazo para entregar o I.R.

Do DP


O prazo para acertar as contas com o Leão está chegando ao fim. Vai até 30 de abril. Neste espaço, o contribuinte pode tirar dúvidas sobre a declaração. Saber quais as principais mudanças em relação ao ano passado. Aprender como preencher os dados no ajuste de contas com a Receita. Descobrir a melhor opção para quem vai declarar. Saber o que pode ser descontado na declaração e como efetuar o pagamento do imposto. Confira todas as informações neste especial.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Fim do papel
Lembra da opção de formulário em papel para declarar o Imposto de Renda? Pois esqueça! A Receita Federal acabou definitivamente com esta opção de entrega. Sinceramente, não vai fazer falta para muitos. No ano passado, dos 24,6 milhões, apenas 0,27% optaram pela entrega em papel. Destes, metade caiu em malha fina. A Receita já ensaiava há muito tempo extinguir esta ferramenta, pelo trabalho em preencher os dados fornecidos pelo contribuinte via declaração de papel.

Parceiro homossexual
Na declaração deste ano é possível incluir o parceiro homossexual – com união estável há cinco anos – como dependente. Um reconhecimento para as uniões homoafetivas. Mas, a exemplo dos casais heterossexuais, é preciso ter cuidado ao incluir o parceiro como dependente. Principalmente se os dois tiverem rendimentos. Os dois valores precisam ser incluídos na declaração. É necessário fazer as contas para saber se vale a pena declarar junto ou separado.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem