Header Ads

test

Melhora de José Alencar surpreende os médicos

Do DP
Postagem Gabriel Diniz

RICARDO STUCKERT/PRESIDêNCIA/AFP PHOTO

O vice-presidente da República, José Alencar, surpreendeu médicos e familiares na noite de Natal. De um quadro crítico de hemorragia digestiva que parecia não ter solução, ele apresentou melhora ontem a ponto de os médicos que cuidam de sua saúde já considerarem a hipótese de ele estar presente na posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, em Brasília, no próximo sábado. “Sua recuperação nas últimas 24 horas foi surpreendente”, disse ontem o médico Roberto Kalil Filho.

Alencar passou o Natal com sua família na unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Houve ceia, troca de presentes e ele comeu até panetone na virada do dia 25. Faltando uma hora para o Natal, ele recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o desejou Feliz Natal e disse esperá-lo na cerimônia de posse.

De acordo com o último boletim médico divulgado ontem, o quadro de Alencar é estável. “A hemorragia está controlada, mas pode voltar”, ponderou Kalil Filho. Para conter o sangramento, o político está sendo tratado com antibióticos. Já o câncer que causa a hemorragia não pode ser tratado nos próximos meses porque o organismo do paciente não resiste mais aos efeitos pesados da quimioterapia.

A equipe médica também não pretende mais fazer cirurgias em Alencar. Ele já passou por 17 e a última teve de ser interrompida por causa de tecidos necrosados que impedem os médicos de chegarem ao tumor principal. Na sexta, quando havia dificuldade de conter o sangramento, os médicos pensaram em fazer um procedimento chamado arteriografia, espécie de cateterismo. O objetivo seria identificar o ponto exato do sangramento. No entanto, a hemorragia acabou contida graças aos efeitos do medicamento e a equipe médica descartou o exame.

O médico Paulo Hoff, da equipe que cuida do vice-presidente, disse que Alencar fala a toda hora que pretende estar na posse de Dilma. Para parentes, além de expressar o desejo de ver Luiz Inácio Lula da Silva passar a faixa presidencial, Alencar diz que é “uma questão de honra” exercer o mandado de vice-presidente até o fim. “A ida de Alencar a Brasília no dia 1° dependerá da evolução do quadro clínico. Vamos ver como ele estará no dia 31”, ressaltou Hoff.

José Alencar está com 79 anos e teve de ser internado às pressas há quatro dias, com quadro grave de hemorragia. Na quarta-feira, o paciente passou pelo momento mais crítico desde que trata de um câncer no abdome, há 10 anos.

Visitas - Na véspera do Natal, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), visitaram o vice-presidente. Os dois saíram do hospital surpresos com a vontade de viver e a determinação que Alencar demonstra. “Ele estava muito bem disposto e conversando. Ele não queria deixar a gente sair do quarto”, disse Kassab.

Nenhum comentário

Comente esta matéria