Justiça concede liberdade ao falso militar que atuava em secretaria no RJ

Do G1
Postagem Gabriel Diniz


Carlos Sampaio Júnior pode ser solto ainda nesta quinta-feira (16)

A Justiça concedeu nesta quinta-feira (16) liberdade provisória para o falso coronel do Exército Carlos da Cruz Sampaio Júnior, que atuava na Secretaria de Segurança do Estado do Rio. A decisão é da juíza Maria Tereza Donatti, da 29ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio.

Sampaio foi preso em 15 de outubro, após uma investigação da Secretaria de Segurança Pública descobrir que ele não pertencia às Forças Armadas, usava documentos falsos e possuía um revólver sem ter porte de arma. Ele responde por falsidade ideológica e porte ilegal de arma.

A defesa do falso militar fez o pedido de liberdade durante a Audiência de Instrução e Julgamento realizada nesta quinta no Tribunal de Justiça do Rio. Três testemunhas de defesa foram convocadas, entre elas dois policiais que atuavam na Secretaria de Segurança e o pai do falsário, que é militar reformado. Sampaio usou os documentos do pai para criar uma identidade falsa do Exército.

Um dos policiais alegou que estava de férias no Maranhão e o outro disse que a convocação não tinha sido publicada no boletim interno de sua corporação.

O Ministério Público também foi favorável à liberdade do falso militar e argumentou que mesmo na hipótese de condenação, é provável a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito.

Na decisão, a magistrada explicou que Sampaio terá que comparecer a todos os atos do processo. A próxima Audiência de Instrução e Julgamento do caso foi marcada para 16 de março de 2011.

“Pela MM. Drª Juíza foi dito que: acolho o pedido da defesa, que contou com o parecer favorável do Ministério Público, deferindo a liberdade provisória. O réu ficará comprometido a comparecer a todos os atos do processo”, escreveu a juíza em sua decisão.

Falsário deu aulas para alunos do Colégio Militar

Bem ao estilo capitão Nascimento, do filme “Tropa de Elite”, o falso tenente-coronel do Exército, Carlos da Cruz Sampaio Júnior, aparece em um vídeo, dando aula de tiro para um grupo do Colégio Militar do Rio (CMRJ). “O tenente aqui sou eu”, diz, austero, para reprimir insubordinações de alunos durante uma excursão de treinamento em Paulo de Frontin, na região Sul Fluminense, em 2007.


Imagens também mostraram o falso militar participando da operação da polícia para a rendição de um grupo de traficantes, que invadiu o Hotel Intercontinental, em São Conrado, na Zona Sul. O fato aconteceu em agosto.

A polícia investiga ainda se Sampaio participou de uma blitz, realizada em agosto, que resultou na morte de um assaltante, na Ilha do Governador.



Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem