O tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil acontece, no Recife, nesta terça-feira (7) a partir das 8h. A concentração para o evento, que deve reunir quase 5 mil militares, acontece em frente ao Shopping Tacaruna. De lá, seguirá por toda a Avenida Cruz Cabugá, em direção ao Parque Treze de Maio. Estão sendo montadas arquibancadas para as autoridades e para o público que desejar assistir ao desfile.
» Saiba o que abre e o que fecha no feriado
A organização estima que o evento será prestigiado por cerca de 10 mil pessoas. Além dos militares, também haverá a participação de escolas e entidades civis.
TRÂNSITO - O trânsito no Centro do Recife será alterado em virtude do desfile. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema especial de circulação de veículos. Ao todo, serão interditadas 29 vias.
As mudanças no tráfego serão mais significativas nos bairros da Boa Vista, Santo Amaro e Santo Antônio.
A partir das 5h desta terça serão interditadas 29 vias, entre elas as avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Dantas Barreto, Ponte Duarte Coelho, Rua Dom Bosco e a pista leste da Avenida Agamenon Magalhães (sentido Boa Viagem-Olinda). A CTTU vai mobilizar 110 agentes de trânsito para monitorar o trânsito e orientar os motoristas sobre rotas alternativas.
A Companhia de Trânsito recomenda a quem for ao centro acompanhar o desfile evitar as rotas convencionais, como a Agamenon Magalhães. Se o condutor estiver na Zona Norte, o melhor é utilizar a avenida Norte. Os moradores dos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Setúbal (Zona Sul) devem seguir pela a Antônio de Góis e acessar o Cais José Estelita. Já quem vem da Abdias de Carvalho pode fazer o retorno embaixo do Viaduto Joana Bezerra e pegar a Rua Sport Club do Recife, seguindo pelas ruas General Joaquim Inácio, Paissandu, Visconde de Goiânia e Santa Cruz até chegar ao Cais José Mariano.
Para evitar retenções, os condutores que precisarem se deslocar da Zona Sul em direção à Olinda devem utilizar o Recife Antigo, que estará livre para o tráfego de veículos. Por conta do fechamento da pista leste da Agamenon Magalhães, quem sair da Zona Oeste com destino a Olinda, a dica é seguir pelo bairro da Torre. As vias interditadas serão liberadas à circulação só quando o evento terminar. Mas, os veículos voltarão a trafegar mais cedo na avenida Agamenon Magalhães. Quando o Desfile Militar chegar na Carlos de Lima Cavalcanti, a perimetral será logo reaberta.
GRITO DOS EXCLUÍDOS - A Avenida João de Barros, em frente à Celpe, será interditada também nesta terça (7), a partir das 8h, pois no local vai acontecer a concentração dos participantes do Grito dos Excluídos. Os manifestantes irão seguir pela Rua do Príncipe, Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Martins de Barros, avenida Nossa Senhora do Carmo, até o Pátio do Carmo.
Quando os manifestantes deixarem a concentração, os agentes de trânsito passarão a fazer bloqueios itinerantes. Eles vão acompanhar o trajeto para assegurar o melhor fluxo de pedestres e veículos, mas quando as últimas pessoas forem passando pelo roteiro do evento o trânsito será gradativamente reaberto à circulação de veículos.