Postagem: Adriano Oliveira
Para garantir o funcionamento de energia elétrica aos locais de votação no dia da eleição 2010 , a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) preparou um esquema especial de prevenção a eventuais ocorrências no fornecimento de energia durante as eleições.
A Celpe está atuando preventivamente por meio de inspeções nos circuitos que atendem os cartórios eleitorais, locais de votação e centros de apuração, realizando poda de árvores e manutenções na rede de distribuição elétrica. Dos 3.200 pontos indicados pelo Tribunal Regional Eleitoral, 60% já foram vistoriados pela concessionária e demais serão inspecionados até o dia 3 de outubro.
As unidades centrais do TRE, no Recife, vão receber atenção especial e equipes de plantão serão mantidas nas proximidades dos prédios, com mais de 600 profissionais em regime permanente esquema de sobreaviso, envolvendo eletricistas, técnicos e engenheiros. A ação especial tem abrangência em todo o Estado, além da Ilha de Fernando de Noronha. O interior recebe cobertura através das unidades regionais Celpe de manutenção de linhas e redes de energia, localizadas na Região Metropolitana do Recife (Norte e Sul), no Cabo de Santo Agostinho, em Carpina, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina.
A Celpe está recomendando a checagem por parte dos colégios eleitorais da situação dos prédios onde as eleições serão realizadas e apuradas. É importante verificar as instalações internas, com atenção para o dimensionamento correto de condutores e equipamentos de proteção, como disjuntor e fusível, de acordo com a carga instalada, conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Um folder especial com todas as orientações aos colégios eleitorais foi criado e já distribuídos em parceria com o TRE.