Downtown Pub vai fechar as portas


Do Caderno Viver (DP)

Foi um dos assuntos mais comentados do fim de semana. O Downtown Pub vai fechar, noticiou com exclusividade a coluna de João Alberto no domingo. A notícia trouxe tristeza principalmente para aquela turma com mais de 25 anos que viveu o auge da casa noturna entre meados do anos 90 e o início dos anos 2000. Muitos se recusavam a acreditar. "A Nox fechou, e o Downtown vai fechar? Isso é pura conversa….", dizia um cético baladeiro num site de relacionamento. A verdade, porém, é que o Downtown como conhecemos, o último refúgio burguês no Recife Antigo, está com os dias contados. A programação, que conta com os tradicionais tributos, funciona até o fim do ano, quando o casarão número 105 Rua Vigário Tenório vai fechar as portas. No ano que vem, após o Carnaval, uma casa na Zona Norte vai receber o nome de Downtown Pub.

A saída do Recife Antigo é irreversível. Ia ser agora em setembro, mas, por conta da dificuldade de encontrar um local na Zona Norte - carente de boates - e a mudança na sociedade de casa, foi adiada para o fim do ano. Um dos sócios, Tito Lívio credita a mudança à decadência do bairro. "É um lugar abandonado, principlamente à noite. É hoje associado às drogas e ao tráfico. A gente ainda tem um público que gosta do Downtown, mas que se nega a ir para aquela área. Preferem ir para a Zona Sul, que tem uma segurança um pouco maior", diz. "Fizemos diversas reuniões com o governo para tentar melhorar o policiamento, mas de nada adiantou", lamenta.

Nos últimos dois anos, houve uma nítida mudança no público que frequenta a casa. Passou a ficar mais alternativo, seguindo a tendência do bairro. Os bem nascidos da cidade preferiram rumar para a Zona Sul, onde o UK Pub, Audrey e The Pub, dos mesmos sócios do Downtown, têm um perfil semelhante, com noites de pop rock. Com capacidade para 700 pessoas, o Downtown passou a receber uma média de 400 por noite. Nas quartas-feiras, famosas pelo ladies free, a queda de público foi tão grande que a casa resolveu em agosto fechar nesse dia, para não ficar no prejuízo. Até a mudança de endereço, vai funcionar somente de quinta a sábado.

História - O Downtown foi inaugurado em janeiro de 1997 no auge da revitalização do Recife Antigo. A proposta, conta o empresário Tito Lívio, era tirar o rock das garagens e levar para um ambiente de casa noturna. Durante os quase 14 anos de atividades, as festas regadas a pop rock foram o pano de fundo perfeito para a paquera que corria solta nos dois andares - e na escada - do Downtown. Diversas bandas ganharam destaque na noite recifense tocando lá. Habagaceira, Pulso 100, Expresso 48, Papaninfa. "Na verdade antes do Downtown existia o rock no Recife, mas não o pop rock. O pop rock enquanto repertório das bandas começou lá, com a Pulso100 e a Habagaceira. Antes de nós era bem mais rock anos setenta e sessenta, os clássicos. Nós é que chegamos tocando Cranberries, Alanis Morissette, Cássia Éller e tudo o que surgia de pop rock naquele momento", lembra Ghina, ex-vocalista da banda Pulso 100.

Pilar da resistência no Recife Antigo, o Downtown superou em muito a vida média de três anos das boates locais. Em mais de uma década de existência viu abrir e fechar casas com público semelhante: London Pub, Cabaré, Maluco Pop, Fashion Club, Over Point, Hype. Todas no Recife Antigo, que, agora, abandonado, se despede de sua última casa sem perfil alternativo.

Fechamento do Downtown // O que dizem nas redes sociais…

"Eu sou fã do Downtown desde guri, ia quando ainda fedia a leite, toco na casa desde 2003 e lá vive muitos bons momentos. Acho que o Downtown tá mais que na hora de mudar de lugar, apresentar outra proposta ao seu público, um lugar menor, pra cerca de 300 pessoas, com boa música (que também se perdeu no Downtown nos últimos anos) e bom serviço (o que sempre teve). Desejo toda sorte do mundo e espero continuar poder viver uma nova fase que imagino que esteja por vir", Marco Dedé.

"É realmente um absurdo o que acontece com o Bairro do Recife, em geral. Há anos que não há um interesse em melhorar quesitos como segurança e transporte público do local. Infelizmente o polo de entretenimento está todo concentrado na Zona Sul e o Downtown vir a fechar depois de 13 anos é apenas um reflexo do que acontece em nossa "querida" cidade. Afinal, atire a primeira pedra quem não tem uma boa história pra contar, de uma(s) noite(s) no DT. Sentirei muita falta", Marconi.

"O Downtown, pra mim, era a melhor casa noturna do Recife. Música boa, grande parte tocadas pelas bandas recifenses. Foi ali em que conhecemos pessoas, choramos algumas lágrimas, sorrimos com os amigos, bebemos aquela cachaça, cantávamos bem alto, paquerávamos, subia e descia as escadas, perdems dinheiro...Enfim. Garanto que muita gente já fez tudo isso que citei acima. Frequento o DT desde bandas como Pulso 100, Bob Nelson (em seu começo), Papaninfa (com a sua antiga formação), emfim. São tantas bandas, tantos rocks maravilhosos. Foi ali que embalei muitos sábados a noite", Katarina.


Postada por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem