Jarbas inicia maratona no Sertão do São Francisco
Buscando angariar votos no interior do Estado, o candidato ao Governo pela oposição, Jarbas Vasconcelos (PMDB), inicia hoje uma maratona de caminhadas, minicomícios e entrevistas a rádios locais em seis cidades do Sertão do São Francisco. O roteiro de dois dias inclui Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina, o segundo maior colégio eleitoral fora da Região Metropolitana do Recife. De todos os municípios a serem visitados, apenas os três últimos são administrados por aliados políticos de Jarbas.
Ontem, após caminhada no Sítio do Cardoso, no Recife, Jarbas disse que não terá problemas com o pequeno número de aliados. Segundo ele, haverá pessoas para recebê-lo em todas as cidades. “Vai ter pessoas, uns mais, outros menos (nos municípios), mas vai ter base em todo canto, gente pra receber em todo canto. Não vai ter problema, não”, disse.
A caminhada de ontem não contou com a participação dos candidatos ao Senado, Marco Maciel (DEM) e Raul Jungmann (PPS). Jarbas estava acompanhado apenas de sua vice, Miriam Lacerda (DEM), do candidato à Câmara Federal, Augusto Coutinho (DEM), e de um pequeno número de militantes. O peemedebista abordou transeuntes e moradores, até mesmo um torcedor do Santa Cruz - o senador é um tradicional entusiasta do Sport.
Assim como no Recife, onde tem feito “caminhadas-relâmpago” - a de ontem durou 35 minutos -, o foco no Interior será menos no corpo-a-corpo do que nas entrevistas às radios locais. “O contato com a massa por meio das rádios possibilita atingir um número maior de pessoas de uma só vez”, justificou o coordenador da campanha de Jarbas, Charles Ribeiro, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM. Segundo ele, Jarbas será recebido por lideranças locais nas cidades em que não tiver apoio dos gestores municipais.
A primeira parada de Jarbas será em Belém do São Francisco, administrada pelo socialista Gustavo Caribé. Lá, será recebido pelo ex-prefeito da cidade Elionaldo Santos (DEM). Segundo Santos, a campanha no município ainda não engrenou e a situação da oposição é desfavorável. Na cidade, Jarbas também concederá entrevista à Rádio Educadora.
Em Cabrobó, visitará a feira do município e, posteriormente, irá à Rádio Grande Rio. De lá, segue para Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, onde participa de um comício e de um evento cultural, respectivamente. Em Petrolina, polo estratégico para a oposição, a agenda será mais intensa, com a participação de Jarbas na inauguração do comitê de Oswaldo Coelho (DEM) e sua ida à Feira Nacional de Agricultura (Fenagri), seguida de um jantar com aliados, no Bodódromo. Para amanhã, estão programados um café matinal no bairro de São Gonçalo, com o prefeito da cidade, Júlio Lóssio (PMDB), além de uma caminhada pelo centro comercial de Petrolina. O senador marcará presença no lançamento da candidatura de Vilmar Capelaro à Assembleia Legislativa, retornando às 11h30.
Por Gabriel Diniz
Post a Comment