Header Ads

test

FAZENDA AUTUA 80 LOJAS


A Secretaria da Fazenda (Sefaz) iniciou, na última segunda-feira, a Operação Dia das Mães, em várias lojas e shoppings no Estado, para repreender empresas que fizeram transações com cartões de crédito sem utilizar o Emissor de Cupom Fiscal (E.C.F). Até a última quinta-feira, 260 lojas foram inspecionadas, das quais 80 foram autuadas. No total, 268 máquinas (pontos de venda, os P.O.S.) foram retiradas de circulação e, por determinação da Sefaz, terão que ser substituídas. Cada contribuinte deverá pagar à Fazenda uma multa no valor de R$ 1,5 mil. A ação vai seguir até a próxima sexta-feira.

“Antecipamos uma operação que alcançou todos os grandes centros comerciais de Pernambuco. A partir daí teremos mais subsídios para planejar novas ações de prevenção. Consultaremos operadoras de cartões para confrontar as informações fornecidas pelo contribuinte que foi alvo de sonegação”, comentou o diretor geral de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Sefaz, Oscar Victor Vital. A Sefaz acompanhou o descarregamento de mercadorias dos caminhões e encontrou 20 contribuintes irregulares. Os produtos que chegaram sem nota fiscal foram recolhidos.

O que acontece na prática é o desligamento do E.C.F do P.O.S para evitar o recolhimento de impostos. “O contribuinte opta por fazer essas transações sem cupom fiscal para diminuir a quantidade de tributos que paga a Receita Federal”, respaldou Vital.

PESQUISA

Com a aproximação do Dia das Mães, os empresários no Recife estão otimistas, prevendo um aumento nas vendas em torno de 6,5%, em relação ao ano passado. O percentual de pessoas que vão comprar presentes este ano deve pular de 81,39% para 83,61%. Em Caruaru, cerca de 60% dos comerciantes esperam vendas maiores e os consumidores pretendem gastar mais do que em 2009. Os dados são da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Por Amanda Nóbrega

Nenhum comentário

Comente esta matéria