
O PCdoB é exceção e não pleiteará essa discussão porque a vaga de Carrero não resultou de uma construção política com a legenda. Ele foi indicação pessoal do prefeito, que escolherá um novo presidente para a URB.
Na próxima semana, a vez é dos republicanos encontrarem-se com o prefeito munidos de duas ou três opções. “O prefeito já deixou claro que vai honrar o PR com sua escolha”, disse o deputado federal Inocêncio Oliveira. Presidente estadual do PR, ele adiantou ter de cabeça as indicações, mas preferiu guardá-las em silêncio até apresentar ao prefeito.
No PTB, a escolha ainda não ocorreu por falta de tempo. O impasse está no desencontro das agendas do prefeito e do presidente estadual da sigla, deputado Armando Monteiro Neto. “O prefeito quer a conversa, mas as agendas dele e de Armando não têm permitido”, argumentou José Humberto. Foi o caso da semana passada, quando João da Costa estava disponível, mas houve encontro regional do PTB. Na última segunda-feira, tentou-se novamente viabilizar o diálogo, mas o prefeito estava tomado pela programação dos festejos de aniversário da cidade.
Nos bastidores, fala-se no nome da secretária-executiva de Serviços Públicos, Isabel Viana, como futura titular. Ela já assumiu a vaga de José Humberto, anteriormente, durante a gestão do ex-prefeito João Paulo, quando ele precisou deixar a pasta de Habitação. “Isso não quer dizer que seja ela novamente. Ela é do partido, conhece bastante a Prefeitura, é bem afinada com todos os projetos que têm na pasta, mas isso não é determinante”, pormenorizou José Humberto. Na esteira, lembrou que o partido conta com vários quadros competentes, a exemplo dos vereadores. “Na última vez que citamos o nome com antecedência, a pessoa acabou fritada. Era o presidente do CREA”, recordou.
Já Jorge Carrero, do PCdoB, terá sua pré-candidatura referendada, hoje, durante o encontro estadual da sigla, no comitê central do partido, às 9h. Além da URB, o PCdoB ocupa atualmente o Sanear (Clodoaldo Torres) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico (José Bertotti).
Por RENATA BEZERRA DE MELO