A INTERNET VAI PARAR NOS SEUS OLHOS
A revolução digital que, pelo menos desde 1995, vem nos trazendo uma nova forma de adquirir conhecimentos e se relacionar com pessoas e empresas pode, em pouco tempo, chegar a níveis que mais se assemelham a filmes de ficção científica.
O grande termo hoje para quem trabalha com tecnologia da informação é mobilidade. Por enquanto, esSe termo está ainda muito relacionado com gadgets como telefones celulares e MP3 players. Com eles, é possível acessar a internet no meio da rua, sem precisar estar preso a um computador.
O detalhe é que, apesar de estar no meio da rua, o usuário desses gadgets está relativamente alheio ao que se passa ao seu redor. Geralmente, está com a visão e a atenção voltadas para a telinha do dispositivo.
Algumas aplicações de realidade aumentada, integradas com GPS, já permitem uma interação um pouco maior desses dispositivos com o ambiente em que a pessoa está.
Somente para os seus olhos
O desafio de integrar ainda mais as informações da grande rede com as atividades cotidianas pode ser solucionado quando a internet for parar nos seus olhos.
Imagine um par de óculos conectado à internet que integre o que você está vendo com as informações da rede.
Se você vê uma pessoa na rua e ela tem um perfil no Facebook, por exemplo, um ícone pode aparecer junto a essa pessoa e, através de comandos gestuais, você poderia visualizar as informações que ela disponibiliza em seu perfil.
Ou você vê uma loja e, sem precisar entrar, pode saber quais as peças estão à venda e quanto custam. Se suas informações e preferências estão na rede, a loja saberá o que mais interessa e o sistema pode lhe mostrar apenas ofertas adequadas.
Parece uma realidade muito distante? Pois já existem muitas empresas trabalhando com reconhecimento facial, RFID, miniaturização cada vez maior de chips, internet via Wi-Max, comandos por gestos, eyetracking etc.
Em pouco tempo, juntar tecnologias e lançar dispositivos como esse pode se tornar perfeitamente viável.
Fonte: JC
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