Morre o humorista Batoré


O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo. Ele estava com câncer.

Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital paulista. As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município, que, em nota, lamentou o ocorrido.

Pernambucano de Serra Talhada, Ivanildo se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas.


A Praça é Nossa

Em 1981, jogando por duas equipes, profissionalmente no Ituano e de forma amadora pelo GM de Santo André, Ivanildo teve o tornozelo fraturado por um companheiro de equipe durante um treinamento. Afastado do futebol, criou uma esquete que daria origem a seu personagem.

Suas primeiras aparições na TV foram no programa "Show de Calouros", do apresentador Silvio Santos no SBT, na década de 1980, mas ele só se tornou conhecido ao integrar o elenco do programa A Praça É Nossa, também do SBT, na década de 1990 com o Personagem Batoré.

Junto com seu visual marcante, o personagem é lembrado até hoje por um de seus bordões mais conhecidos: "Ah, pára ô!", "Você pensa que é bonito ser feio?" e "Você é forgaaado!". E por citar em suas piadas, inúmeras vezes, a cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, onde vive. Além de contar piadas, Batoré usava o humor escrachado, e zomba da sua própria feiúra e pobreza.

Após 13 anos de SBT, foi demitido numa crise da emissora, como forma de contenção de gastos.



Política

Depois do SBT, o humorista esteve no ar pela TV Jornal de Limeira, interior de São Paulo, com o programa "100 Protocolos". Devido à distancia do local do programa e a cidade de Mauá, por um acordo bi lateral, o programa foi cancelado. O humorista também teve num programa de grande sucesso numa rádio de sua cidade, Mauá, chamado "Batoré no pé d'ouvido".

No dia 5 de outubro de 2008, o humorista foi eleito vereador da cidade de Mauá pela coligação PR/PP com 4.778 votos (2,16% do total de votos válidos) sendo o terceiro vereador mais votado. Foi reeleito em 2012 para mais um mandato ainda no PP e logo depois mudou de partido, mudando para o PRB. Com esta manobra, a justiça eleitoral considerou "infidelidade partidária" e o afastou de seu cargo de vereador.


Retorno a TV

Em 2011 apresentou um programa na Rede Brasil de Televisão, também chamado "Batoré 100 Protocolos"

Em 2016 foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico", onde fez o papel do delegado Queiroz na novela.

Em 2017, iniciou na apresentação do programa "Batoré 100 Protocolos" na "TVR", TV Regional de Sorocabana, canal 23 e 26 da NET.

Em 20 de julho de 2019, retornou a Praça é Nossa depois de alguns anos afastado.


Última aparição e conversa com o empresário

No Instagram, a última publicação do artista foi há três dias, relembrando uma apresentação. "Com meus filhos e aqui eu me sinto 100% vivo!!! Que saudade do meu trabalho. A segunda foto foi em um show beneficente para o nosso saudoso amigo Rapadura!!!", escreveu ele. O empresário de Batoré, Admir Uduvic da Silva, o Juca, disse que o amigo estava "em um estado depressivo".

"Trabalhava com ele desde 1992, não estou acreditando. Acabei de pegar minha esposa e estou indo para a casa dele. Tudo o que estou sabendo é através da imprensa. O que sei é que ele estava em um estado depressivo. Daqui a pouco falo com você", desabafou Uduvic.

Após ir à casa de Batoré, o empresário conversou novamente com a reportagem de um portal. "As informações que tenho é que, até meio-dia de hoje, ele estava bem. Ele foi ontem à noite para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba porque estava com as pernas inchadas. Conversei com o filho e a ex-esposa dele e eles me contaram que ele estava conversando, brincando, e, às 15h, teve uma parada cardíaca", contou. "Não tenho nem o que falar, foi totalmente de repente. Falei com ele na sexta, ele estava bem, o Batoré de sempre. É difícil acreditar", completou.

Despedida

O corpo do ator será velado e sepultado nesta terça-feira (11), em Cabreúva, interior de São Paulo, onde sua família tem um jazigo, e seu pai e irmão estão enterrados.

Por Gabriel Diniz
Com informações do G1

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem