Mãe de Alcides finalmente recebe casa
Dona Maria Luiza do Nascimento, de 50 anos, mãe do estudante de Biomedicina Alcides do Nascimento Lins, assassinado há três anos, recebeu a notícia de que, finalmente, ganharia uma casa, prometida pessoalmente pelo governador do Estado, Eduardo Campos. A autorização da doação da residência à ex-catadora de latas e às filhas dela foi publicada por meio de uma lei na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.
De início, a dona de casa estranhou a notícia. Desde de setembro do ano passado ela mora em uma casa alugada pelo Governo do Estado. Ao conhecer o novo endereço, localizado na Zona Oeste da Cidade, Maria Luiza olhou atentamente para a fachada da casa que será dela, e já começou a pensar que linha de ônibus as filhas irão pegar para ir à universidade. “Há um bom tempo, entreguei essa história a Deus, procurei não saber o que estava acontecendo. Agora, vendo o meu nome escrito aí, fico mais tranquila de saber que vou ter um lugar para mim e para as meninas”, comentou, ao observar o Diário Oficial.
Maria Luiza conta que está à procura de emprego, mas que por conta da idade, a busca está cada dia mais difícil. “Queria que as minhas filhas não precisassem trabalhar enquanto estudam, para que o rendimento delas seja melhor, mas, infelizmente, as coisas não podem ser assim. Vamos ver agora como vamos conseguir manter a casa”, disse ela, emocionada.
Na nova vizinhança, a notícia de que “a mãe daquele estudante” será a nova moradora do bairro já era comentário há algumas semanas. Ao conhecer o lugar, dona Maria chegou a ser reconhecida pelos futuros vizinhos. “Já estávamos sabendo que ela viria. A comunidade aqui é muito amiga, temos certeza que ela vai ser muito bem recebida”, comentou o comerciante Iraldo Gonçalvez, 38 anos, morador há 30 anos do local.
Alcides do Nascimento ficou conhecido em todo o Brasil pela história de superação da qual ele e sua mãe foram protagonistas. Foi com a o trabalho de catadora de latas que Maria Luiza conseguiu criar seus quatro filhos e fazer do garoto o primeiro lugar da rede pública no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2007. Cerca de três anos depois, o estudante foi assassinado a tiros.
A doação da casa para Maria Luiza se dará por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Ainda não foi definida uma data para a entrega do imóvel, mas que o procedimento será feito o mais rápido possível. De acordo com o texto do Diário Oficial, a “doação tem como objetivo garantir o direito humano à moradia digna da beneficiária e das suas filhas, bem como preservar o paradigma de obstinação e perseverança que o falecido filho da beneficiária, Alcides do Nascimento Lins, legou ao povo pernambucano”.
Da Folha PE / Foto: Rogério França
Post a Comment