Header Ads

test

Mãe de Alcides finalmente recebe casa

Por Júlia Veras

Dona Maria Luiza do Nascimento, de 50 anos, mãe do estudante de Biomedicina Alcides do Nascimento Lins, assassinado há três anos, recebeu a notícia de que, finalmente, ganharia uma casa, prometida pessoalmente pelo governador do Estado, Eduardo Campos. A autorização da doação da residência à ex-catadora de latas e às filhas dela foi publicada por meio de uma lei na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

De início, a dona de casa estranhou a notícia. Desde de setembro do ano passado ela mora em uma casa alugada pelo Governo do Estado. Ao conhecer o novo endereço, localizado na Zona Oeste da Cidade, Maria Luiza olhou atentamente para a fachada da casa que será dela, e já começou a pensar que linha de ônibus as filhas irão pegar para ir à universidade. “Há um bom tempo, entreguei essa história a Deus, procurei não saber o que estava acontecendo. Agora, vendo o meu nome escrito aí, fico mais tranquila de saber que vou ter um lugar para mim e para as meninas”, comentou, ao observar o Diário Oficial.

Maria Luiza conta que está à procura de emprego, mas que por conta da idade, a busca está cada dia mais difícil. “Queria que as minhas filhas não precisassem trabalhar enquanto estudam, para que o rendimento delas seja melhor, mas, infelizmente, as coisas não podem ser assim. Vamos ver agora como vamos conseguir manter a casa”, disse ela, emocionada.

Na nova vizinhança, a notícia de que “a mãe daquele estudante” será a nova moradora do bairro já era comentário há algumas semanas. Ao conhecer o lugar, dona Maria chegou a ser reconhecida pelos futuros vizinhos. “Já estávamos sabendo que ela viria. A comunidade aqui é muito amiga, temos certeza que ela vai ser muito bem recebida”, comentou o comerciante Iraldo Gonçalvez, 38 anos, morador há 30 anos do local.

Alcides do Nascimento ficou conhecido em todo o Brasil pela história de superação da qual ele e sua mãe foram protagonistas. Foi com a o trabalho de catadora de latas que Maria Luiza conseguiu criar seus quatro filhos e fazer do garoto o primeiro lugar da rede pública no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2007. Cerca de três anos depois, o estudante foi assassinado a tiros.

A doação da casa para Maria Luiza se dará por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Ainda não foi definida uma data para a entrega do imóvel, mas que o procedimento será feito o mais rápido possível. De acordo com o texto do Diário Oficial, a “doação tem como objetivo garantir o direito humano à moradia digna da beneficiária e das suas filhas, bem como preservar o paradigma de obstinação e perseverança que o falecido filho da beneficiária, Alcides do Nascimento Lins, legou ao povo pernambucano”.

Da Folha PE / Foto: Rogério França

Nenhum comentário

Comente esta matéria