Header Ads

test

Caminhão é flagrado descartando lixo em local impróprio em João Pessoa

a259fe68cade2a0d5e5ecb71c344d44b.jpg 

Por Vanessa Silva

Um caminhão de uma empresa da construção civil foi flagrado, nesta terça-feira (2), despejando resíduos em um terreno baldio no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), o órgão deflagrou uma operação em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para mapear as áreas de descarte irregular de lixo e identificar outros tipos de degradação ambiental na cidade.

De acordo com o chefe da divisão de fiscalização da Semam, Alisson Cavalcante, o condutor do veículo e a empresa responsável pelo descarte irregular deverão pagar multa pelo delito de despejo de resíduo domiciliar, que é considerada uma infração grave. Quem for flagrado cometendo este tipo de infração será ainda orientado a levar os resíduos imediatamente ao Aterro Sanitário Metropolitano, Usina de Beneficiamento da Construção Civil (Usibem) – em Mangabeira – ou usinas de beneficiamento particulares, para que seja feito o reaproveitamento do material.

Já foram encontrados aproximadamente 20 pontos da capital onde as práticas irregulares vem sendo cometidas, de acordo com o Semam. A maioria delas está nos bairros do Altiplano, Mangabeira e Bancários, assim como na Comunidade do Timbó. A operação continuará até o final da semana com a PRF, que dá suporte por helicóptero, mas as fiscalizações terrestres serão permanentes. “A Polícia Rodoviária Federal nos cedeu a aeronave para fazermos o mapeamento aéreo, mas nossa equipe de fiscalização circula diariamente”, explicou o secretário de Meio Ambiente Joácio Moraes Júnior.

DENÚNCIAS – O titular da Semam destacou que a população também pode ajudar fazendo denúncias de degradação ambiental. “Um de nossos maiores objetivos é conscientizar as pessoas e as empresas de que existem aterros para depositar esse tipo de material”, disse. Em caso de denúncia sobre resíduos descartados irregularmente, a população pessoense pode acionar a equipe de fiscalização da Semam pelo número (83) 3218-9208.

Foto: Manoel Martiniano

Nenhum comentário

Comente esta matéria