Prefeitura do Recife prorroga prazo de circulação de táxis em corredores de ônibus por um ano
A Prefeitura do Recife prorrogou o prazo de liberação para circulação de táxis recifenses, com passageiros, nos corredores exclusivos de ônibus da Cidade. O novo período conta desde o dia 08 de setembro, e tem validade de 360 dias. A portaria técnica foi publicada no Diário Oficial do Município do último sábado (10). Como na medida anterior, assinada pelo prefeito João da Costa em junho passado, a permissão poderá ser prorrogada novamente ao final do prazo estabelecido ou revogada a qualquer momento, a depender dos resultados obtidos.
Para a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, a medida confirmou as expectativas do órgão, mostrando que os táxis ganharam em fluidez quando transitando nos corredores. “A população tem o sentimento que os táxis têm maior benefício nas vias, e estão optando por utilizar mais o serviço. A liberação também repercute diretamente no momento em que o usuário deixa o carro em casa, utiliza o táxi, e libera espaço nas ruas e vagas de estacionamento, principalmente no Centro”, defende Pompéia.
A portaria continua a destacar que os táxis não podem realizar embarque e desembarque de passageiros ao longo dos corredores específicos para o transporte coletivo. Entre as vias que os táxis ocupados poderão transitar estão as avenidas Conde da Boa Vista, Caxangá, Sul, Cruz Cabugá, Beberibe (um trecho) e o contra-fluxo da Rua Benfica.
“O resultado nas ruas foi excelente, tanto para os taxistas como para os passageiros e para o trânsito de uma maneira geral. A avaliação dos usuários é muito boa, pois com a liberação dos táxis transitando pelos corredores de ônibus as pessoas ganham mais tempo nos deslocamentos. Os permissionários e a população só têm o que comemorar com essa decisão de ampliar o prazo de liberação”, defendeu o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Pernambuco, Everaldo Menezes.
Período experimental – Por três meses, a liberação foi validada em caráter experimental. Para chegar à portaria, o texto foi debatido entre a equipe técnica da CTTU e o vereador Aerto Luna, pois o documento substituiu um projeto de lei de autoria do parlamentar com o mesmo teor.
Frota – Atualmente, a frota de táxis do Recife é composta por 6.125 veículos. O sistema de táxi do município apresenta tarifas diferenciadas para os serviços oferecidos à população. Os valores cobrados variam entre os serviços comum, especial de hoteis, especial do Aeroporto Internacional dos Guararapes e do Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
Post a Comment