Header Ads

test

Parada LGBT une moradores de Dois Unidos

Por Raphael Coutinho

Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos participaram da 3ª Parada da Diversidade de Dois Unidos, bairro da Zona Norte do Recife, na tarde e noite de ontem. Por volta das 15h, pessoas ligadas ou não ao movimento LGBT começaram a se concentrar para o desfile, que contou com a participação da banda Swing do Amor em um trio elétrico, além de uma frevioca e outro trio tocando música eletrônica. O evento foi organizado pelo Grupo de Cidadania aos Homossexuais de Pernambuco (GCHP) e apresentou o tema “Diga sim para mim e não à homofobia! Somos todos iguais!”. O clima de carnaval fora de época tomou conta do local e reuniu, além de moradores, gente que veio de outros bairros e até outros municípios.

A concentração ocorreu no início da avenida Hidelbrando de Vasconcelos, a principal do bairro, e seguiu até o terminal do ônibus. A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas tenham participado do evento. Para um dos organizadores do evento, o objetivo da realização da parada foi chamar a atenção das autoridades para o segmento. “Não fazemos a parada somente pela festa. Fazemos como um grito de liberdade para que sejam criadas e colocadas em práticas as políticas públicas voltadas para o segmento. O índice de violência ainda é muito grande contra os homossexuais. Queremos trabalhar a igualdade de direitos e a cidadania”, explicou Vanildo Bandeira.

Umas das pessoas mais animadas no desfile era a travesti Giselle Ferraz, 25, como prefere ser chamada. Acompanhada de vários familiares, inclusive a mãe, ela destacou a importância sobre a realização de eventos voltados para o público LGBT. “A gente tem notado que cada dia que passa a violência contra a gente tem diminuído. As pessoas estão se conscientizando cada vez mais”, pontuou. Ela, que trabalha na noite realizando programas desde os 20 anos, disse que já foi vítima de violência diversas vezes. “Já me confundiram com mulher na hora de ir para cama e por isso acabei apanhando”, continuou.

Outra pessoa que prestigiou a Parada foi o deputado estadual Daniel Coelho. Ele também reforçou o papel da sociedade na luta contra a homofobia. “É uma batalha que precisamos avançar mais. A cada dia é mais um passo dado e o Recife é uma Cidade que vem diminuindo o preconceito. Talvez aqui na periferia exista uma tolerância maior sobre o tema”, refletiu. Além dos shows, a Parada da Diversidade de Dois Unidos também contou com concursos culturais. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pela polícia, que reforçou o efetivo no local. Cerca de 140 homens e mulheres da Polícia Militar, incluindo policiais do 11º BPM, do Batalhão de Choque, do Batalhão de Trânsito, da Companhia Independente de Policiamento com Cães, além de agentes da CTTU.

 

Nenhum comentário

Comente esta matéria