Muita criança que vai estilar: Vacina da Polio vai ser injetável


RIO DE JANEIRO (AE) - O Ministério da Saúde vai substituir a vacina oral contra a poliomielite, a Sabin, pelo imunizante injetável. O motivo da troca, que já ocorreu em outras partes do mundo, é que a forma injetável é produzida com o vírus morto, ou inativado, portanto, mais segura. Oficialmente, o ministério não tem prazo para o início da transição, mas divulgou informe técnico para as secretarias estaduais de Saúde, alertando para a mudança em 2012. O documento recomenda ações intensificadas de imunização “de modo a alcançarem coberturas vacinais de no mínimo 95%” e promete a apresentação da nova estratégia para este semestre.

“A Sociedade de Imunizações já vinha recomendando o uso da vacina inativada. É uma mudança que já ocorreu em todos os países desenvolvidos”, afirmou a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim-RJ).

A vacina oral é feita com o vírus atenuado. Apesar de raro, há o risco de infecção por esse vírus, que provoca a pólio vacinal - doença causada pela própria vacina. “É preciso ressaltar que o benefício da pólio oral é muito grande. Mas há o risco de um caso para 800 mil doses de provocar a pólio vacina”, defende Isabella.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem