Cartão no Marlboro esconde mensagem sobre malefício do cigarro

A empresa Philip Morris, fabricante do Marlboro, tem maquiado a mensagem do Ministério da Saúde a respeito dos malefícios do cigarro que deve estar obrigatoriamente na traseira da embalagem.

Por meio de um cartão que vem acoplado aos maços do Marlboro vermelho, o consumidor pode, facilmente, esconder as fortes imagens e frases sobre os perigos acarretados pelo fumo.

Um dos lados do cartão traz a mensagem regular. Ao virá-lo, no entanto, o consumidor vê uma propaganda que contém uma versão reduzida da advertência padrão --que, por lei, deve cobrir toda a traseira do maço.

Procurada pela reportagem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou não ter conhecimento deste caso, mas afirmou que a prática é proibida.

A agência diz que analisará a irregularidade e, se for o caso, aplicará as sanções previstas em lei, que vão de multa a apreensão do produto.

Procurada pela reportagem, a Philip Morris preferiu não se pronunciar.

Segundo a Anvisa, essa prática já foi utilizada anteriormente, e a empresa --cujo nome não foi divulgado pela agência-- foi autuada.

Segundo o médico Drauzio Varella, as advertências nos cigarros são importantes e qualquer tentativa de escondê-las é um crime.

"Estudos mostram que os avisos são eficazes", diz Varella. "Mesmo que não impeçam as pessoas de fumarem, pelo menos as informam."

Da Folha

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem