Usina nuclear de Itacuruba vira assunto na Assembléia

Por Daniel Guedes

Surpreso com notícias publicadas em dois dos principais blogs do Estado confirmando a instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, em Pernambuco, o deputado Daniel Coelho exigiu uma posição do governo sobre o tema e afirmou que, se a informação for verdadeira, o governo foi desleal com a sociedade e com os deputados, ao fugir de debater o assunto.

“O governo esvaziou o debate que vinha sendo realizado nesta Casa junto com a sociedade, ao declarar a vários veículos de imprensa que a população podia ficar tranqüila, pois qualquer decisão sobre o assunto não seria tomada nos próximos quatro anos, muito menos sem discussão”, salientou Daniel. “Hoje, a imprensa publica que todos os detalhes para o empreendimento ser implantado já estão acertados, inclusive com prazos”.

O deputado lembrou que a Constituição do Estado proíbe a instalação de usinas nucleares sem que outras fontes de energia limpa, como a eólica, tenham se esgotado. “Portanto, uma decisão sobre o tema, obrigatoriamente, tem que passar pela Assembleia Legislativa. Não podemos esperar que a decisão chegue pronta, como chegam muitos projetos a esta Casa”, declarou, solicitando, na tribuna, uma audiência pública urgente.

Os deputados governistas Rodrigo Novaes, Guilherme Uchoa, Waldemar Borges e Sílvio Costa Filho apartearam o discurso de Daniel, defendendo que o empreendimento é bom para o Estado. Contudo, nenhum deles confirmou ou desmentiu a notícia. Já os oposicionistas Betinho Gomes e Tony Gel reforçaram a necessidade de trazer o tema à discussão pública.

Comente esta matéria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem