As armadilhas dos sites de compras coletivas
Do JC
Os sites de compras coletivas viraram febre no País há aproximadamente seis meses. As vantagens para aderir ao serviço saltam aos olhos: descontos que chegam a 70% e a oportunidade de conhecer serviços, produtos e estabelecimentos. Mas muitas pessoas se queixam da qualidade dos produtos e serviços vendidos. Atendimento inferior e dificuldade de agendamento são as principais reclamações.
O gestor de TI Bruno Oliveira, 31 anos, desistiu de fazer compras coletivas, depois de experiências fracassadas. Uma das primeiras compras foi um rodízio de sushi, anunciado por R$ 23 (o valor normal seria R$ 48). “No restaurante, perguntei ao garçom qual seria o preço normal, e ele me respondeu que era R$ 26. Questionei e diferença e ele me disse que a promoção incluía uma sobremesa. Mas, mesmo assim, me senti lesado, porque o valor do rodízio não foi informado corretamente”, disse.
Outra vez, Bruno comprou a promoção de um restaurante que já costumava frequentar. “Pedi o prato e, apenas no final, disse que estava com o cupom de desconto. O garçom respondeu que eu deveria ter informado antes de pedir o prato. Como gosto do restaurante, comprei quatro cupons de desconto. Na segunda vez que fui, apresentei o cupom logo no início do pedido e a qualidade veio bem inferior”, explicou. Por fim, adquiriu um cupom de outro restaurante e não conseguia fazer a reserva. “No cupom, não estava descrito os dias de uso”, acrescentou.
Bruno chegou a disparar um e-mail para todos os amigos, pedindo-lhes que repassassem a informação adiante, alertando para os problemas que sofreu. “Depois de tantas más experiências, prefiro pagar o preço normal e ter o direito de reclamar na hora do consumo a ter um desconto e não receber o mesmo tratamento”, disse.
Para evitar que problemas como o de Bruno aconteçam, é preciso tomar algumas medidas. A presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Rosana Grimberg, diz que é importante buscar informações sobre a compra.
Os sites de compras coletivas viraram febre no País há aproximadamente seis meses. As vantagens para aderir ao serviço saltam aos olhos: descontos que chegam a 70% e a oportunidade de conhecer serviços, produtos e estabelecimentos. Mas muitas pessoas se queixam da qualidade dos produtos e serviços vendidos. Atendimento inferior e dificuldade de agendamento são as principais reclamações.
O gestor de TI Bruno Oliveira, 31 anos, desistiu de fazer compras coletivas, depois de experiências fracassadas. Uma das primeiras compras foi um rodízio de sushi, anunciado por R$ 23 (o valor normal seria R$ 48). “No restaurante, perguntei ao garçom qual seria o preço normal, e ele me respondeu que era R$ 26. Questionei e diferença e ele me disse que a promoção incluía uma sobremesa. Mas, mesmo assim, me senti lesado, porque o valor do rodízio não foi informado corretamente”, disse.
Outra vez, Bruno comprou a promoção de um restaurante que já costumava frequentar. “Pedi o prato e, apenas no final, disse que estava com o cupom de desconto. O garçom respondeu que eu deveria ter informado antes de pedir o prato. Como gosto do restaurante, comprei quatro cupons de desconto. Na segunda vez que fui, apresentei o cupom logo no início do pedido e a qualidade veio bem inferior”, explicou. Por fim, adquiriu um cupom de outro restaurante e não conseguia fazer a reserva. “No cupom, não estava descrito os dias de uso”, acrescentou.
Bruno chegou a disparar um e-mail para todos os amigos, pedindo-lhes que repassassem a informação adiante, alertando para os problemas que sofreu. “Depois de tantas más experiências, prefiro pagar o preço normal e ter o direito de reclamar na hora do consumo a ter um desconto e não receber o mesmo tratamento”, disse.
Para evitar que problemas como o de Bruno aconteçam, é preciso tomar algumas medidas. A presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Rosana Grimberg, diz que é importante buscar informações sobre a compra.
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