Header Ads

test

Exame busca célula cancerígena

WASHINGTON (EFE) - Cientistas dos EUA e a empresa Johnson & Johnson juntaram esforços para comercializar um novo exame capaz de detectar uma só célula cancerígena na corrente sanguínea e, com isso, transformar o tratamento médico, informaram ontem as autoridades. Embora os médicos queiram utilizar inicialmente o exame para determinar a eficácia dos tratamentos para vários tipos de câncer, em particular os do pulmão, próstata e mama, ele tem o potencial de melhorar a detecção da doença em todo o corpo, segundo os especialistas.

“Esta nova tecnologia tem o potencial de realizar um exame de sangue não invasivo e fácil, que nos permitiria contar as células cancerígenas e classificar a biologia delas”, explicou em comunicado Robert McCormack, diretor de inovações tecnológicas da Veridex, que participa da comercialização do exame com a Johnson & Johnson. McCormack considera que este exame poderia ajudar os médicos a selecionarem o tratamento mais indicado para cada tipo de tumor e vigiar de perto a resposta de cada paciente ao tratamento. No total, quatro centros de pesquisa do câncer participarão de uma série de estudos do novo exame este ano, incluindo o Hospital Geral de Massachusetts.

Os especialistas consideram que, em geral, quando se detecta a presença de algumas células cancerígenas no sangue é muito provável que o tumor tenha se propagado para outras partes do corpo, ou possa se espalhar no futuro. Segundo o comunicado, a contagem destas células cancerígenas que circulam livremente, embora em níveis muito pequenos, no sangue, ao se desprender de um tumor, poderia ajudar os pesquisadores a melhorarem tanto o estudo do avanço do câncer como de seu tratamento. Até agora, o método utilizado para o diagnóstico do câncer é a biópsia.

Nenhum comentário

Comente esta matéria