Do Blog do Torcedor
Postagem: Gabriel Diniz
O sonho de sair da Série D foi adiado por mais um ano. O Santa Cruz foi eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D, ao perder do Guarany de Sobral por 2 a 0 no Estádio do Junco, em Sobral. Danilo Pittbull e Léo Olinda marcaram os gols do time cearense, que jogou muito melhor, perdeu muitas chances de gol e poderia ter feito uma goleada história. O placar agregado do confronto foi de 5 a 4 para o Guarany, que mereceu a classificação.
A estratégia montada pelo técnico Givanildo Oliveira, desde o início, não deu certo. O Santa Cruz cedeu o seu campo defensivo ao domínio do Guarany, em busca do contra-ataque. Só que o time não tinha velocidade na saída de bola, tinha dois meias apáticos - Jackson e Elvis - laterais que não apoiavam bem, e o atacante Joélson ficava isolado.
LEIA MAIS
» Dores diferentes após mais uma grande frustração [+ vídeos]
» Notas de Sobral
OUÇA
» Entrevistas no vestiário do Santa
GALERIA DO JOGO
Com espaço para tocar a bola, o Guarany conseguiu vencer a defesa coral em um gol de muita precisão. O meia Bismarck lançou Danilo Pittbull, que soltou uma bomba no alto do gol de Tutti e abriu o placar.
A reação do Santa Cruz ficou aquém do necessário. O time passou a ter mais posse de bola (porque o 1 a 0 o eliminava), mas a ligação da defesa ao ataque era mal feita. Joélson não recebia a bola.
O tricolor precisava de algo mais no segundo tempo, e para isso o técnico Givanildo Oliveira acionou o meia Victor Hugo e o atacante Alexandro, sacando Jackson e um dos três zagueiros do time Sidraílson. A mudança era importante pela necessidade de atacar e também porque, apesar dos três zagueiros, nunca havia algum na sobra. O posicionamento era errado: sempre um deles marcava ou um meia ou um lateral, eliminando a própria sobra.
A ideia de entrar mais firme foi por água abaixo assim que a bola rolou. O Santa foi atropelado pelo Bugre Sobralense. Apenas no primeiro minuto, o atacante Danilo Pittbull quase ampliou de carrinho, Tutti fez grande defesa, colocando para escanteio, e na cobrança um zagueiro sobralense cabeceou no travessão. Essa foi uma das quatro vezes que o time cearense acertou a trave em toda a partida.
Daí em diante, viu-se um time frágil buscando atacar, e um time bem mais equilibrado tendo enormes espaços para contragolpear e definir o placar. O Guarany de Sobral sobrava em campo. O segundo gol era uma questão de tempo. Demorou, só veio aos 33 minutos, mas chegou. E dos pés justamente de um pernambucano. Léo Olinda acertou um chute espetacular no ângulo esquerdo do goleiro Tutti (que, por muitas defesas feitas, foi o melhor tricolor em campo). Nesse momento, o jogo praticamente acabou. Eliminação coral, e alegria de uma torcida local que se fez presente em bom número.
O Santa Cruz jogou realmente mal e não mereceu se classificar. Uns vão dizer, como o técnico Givanildo Oliveira, que o time perdeu a classificação no Arruda, ao tomar três gols. A verdade é que o time não passou uma segurança em momento algum na competição. Houve erros que precisam ser reavaliados. E que não podem ser repetidos mais uma vez em 2011.
» Veja AQUI a cobertura do jogo Guarany x Santa Cruz