Ataque cracker à Locaweb deixa mais de 25 mil páginas fora do ar

Do JC Online
No lugar das homepages foi colocada a foto da bandeira da Turquia  com dizeres, como na imagem acima
No lugar das homepages foi colocada a foto da bandeira da Turquia com dizeres, como na imagem acima
Foto: Reprodução

Um ataque de crackers (hackers criminosos que invadem sistemas) à empresa de hospedagem virtual Locaweb é um dos assuntos mais comentados na internet nesta sexta-feira (17). Milhares de blogs e sites ficaram offline com a invasão, entre elas a pernambucana Revista O Grito!. No lugar das homepages e conteúdos foi colocada a foto da bandeira da Turquia e outra foto de Mustafa Kemal Atatürk, fundador e primeiro presidente daquele país.

Segundo o ranking do Zone-H, um observatório de ameaças digitais, mais de 27 mil sites sofreram o ataque nesta manhã. Quem assina a invasão é alguém conhecido como iSKORPiTX Hacker Turco. A Locaweb é um dos assuntos mais comentados no Twitter, sobretudo pela falta de contato e suporte aos clientes. Relatos afirmam que atendimentos via chat estão offline e ninguém atende os telefones de suporte.

Apesar de toda essa repercussão negativa no Twitter, a empresa postou no microblog apenas uma mensagem, anunciando uma nova funcionalidade em seu painel de controle.

O #WebDesk Locaweb agora permite agrupar usuários por cliente: http://bit.ly/usuariosWebDeskless than a minute ago via Scup



Isso deixou os usuários ainda mais revoltados e menções negativas à marca aumentaram, sobretudo com a criação da tag #Locafail. Procurada pela reportagem, a assessoria da Locaweb não retornou às ligações. Enquanto nenhum posicionamento oficial é dito, usuários se perguntam quem irá arcar com os prejuízos, já que vários sites são comércios eletrônicos ou geram receita através de banners e impressões de páginas. "17 de setembro é o 11 de setembro da Locaweb", disse o usuário Conrado Adolpho, no Twitter. "E depois ainda falavam que a locaweb tinha o melhor serviço de hospedagem da América Latina", lamenta @thiagolhp.

Fóruns da internet comentam os ataques de hoje. O cracker conhecido como Iskorpitx já teria efetuado outro ataque parecido, mas com menor intensidade em 2006. O tipo de invasão é conhecido como defacemente, que é o ato de modificar uma página para outra feita pelo hacker.

É também conhecido entre os programadores como "pichação", e tem geralmente intenções políticas. "Consegui falar com a Locaweb no final da manhã e eles disseram que nossos arquivos estão assegurados, mas estamos temerosos", afimou Fernando de Albuquerque, um dos editores da Revista O Grito!, com sede no Recife e que tem mais de 3 mil artigos da publicação hospedados na Locaweb.

Comente esta matéria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem