Header Ads

test

Professores do Recife em greve


(Por Bruno Bastos) - Depois de oito paralisações de advertência, os professores da rede municipal de educação do Recife decretaram greve por tempo indeterminado, deixando cerca de 300 unidades de ensino sem aulas desde ontem. A medida foi adotada através de votação em uma assembleia geral da categoria, realizada na praça Tiradentes, no Recife. Depois de deflagrar a greve, os professores seguiram em passeata com carro de som e cartazes pelo Cais do Apolo até a sede da prefeitura, onde encerraram o ato. No final da manhã, uma comissão dos professores foi recebida pela Secretaria de Educação.

“As últimas negociações desta semana trouxeram avanços, como a adoção da aula atividade e a promessa de que iriam rever as gratificações por titulação. Mas o movimento continua porque não houve acordo em relação ao piso nacional”, destacou a coordenadora geral do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Educação do Recife Anna Cristina Souza.

Além da campanha salarial, os professores expuseram outras exigências da categoria como a eleição direta para os diretores das escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil e os auxílios financeiros para os profissionais cursarem a pós-graduação. Uma nova manifestação dos professores da rede municipal está marcada para a próxima segunda-feira, na Câmara de Vereadores.

Em nota oficial enviada à Imprensa, a Secretaria de Educação do Recife afirmou que a opção do Simpere pela greve interrompe as negociações, que já tinha sido resolvida em “29 dos 39 itens da pauta apresentada”. A complementação da carga horária do ano letivo de 2010 será feita, segundo a secretaria, de modo a cumprir a legislação. Ainda segundo a nota, o reajuste de 4,66% proposto à categoria somado ao pagamento do piso nacional representaria “elevação acumulada de 25,66% nos vencimentos dos educadores no período de 15 meses”.

Postado por Gabriel Diniz

Um comentário

Geraldo Moura da Silva disse...

Eita categoria sofredora. Veja como logo a secretaria de educação do Recife diz que das 39 reinvindicações 29 já estavam acordadas entre as partes.Acredito que secretaria deve estar querendo enganar a opinião pública e jogar o sindicato no descredito.

Comente esta matéria