Header Ads

test

MOSCA VAREJEIRA CICATRIZA FERIDAS


Pesquisadores brasileiros conseguiram reduzir de 35 dias para uma semana o tempo de cicatrização de feridas em ratos. O método emprega larvas de moscas-varejeiras como pequenas e minuciosas enfermeiras para limpar a região do ferimento.

Algumas cobaias que não receberam essa terapia foram sacrificadas para limitar o processo de agonia decorrente da infecção. Agora, os primeiros testes em humanos podem começar no próximo ano, diz Maria José Trevizani Nitsche, da Faculdade de Medicina de Botucatu, ligada à Universidade Estadual Paulista (Unesp). A enfermeira estudou o método de limpeza de ferimentos no doutorado.

A abordagem é nova no Brasil, mas utilizada em outros países. Desde 2004, o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, autoriza a prática. Há empresas, como a Monarch Labs nos Estados Unidos e a ZooBiotic Ltd. No Reino Unido, que produzem kits com larvas que podem ser adquiridos mediante prescrição médica. A Inglaterra também reconhece a técnica desde 2004.

Fonte: Agência Estado
Publicado também no Blog Ciência e Meio Ambiente do JC OnLine

3 comentários

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Estou querendo fazer uma experiência com as larvas em meu cachorro e queria saber onde posso encontrar. Sabe me informar? Ele está com câncer e está com uma ferida, que desde ontem notei que há larvas (alguma mosca varejeira pousou). Elas estão comendo rapidamente o tumor, mas estou com receio por não ser mosca de laboratório. Pode me ajudar? Meu email é meysilou@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!!
Gostaria de fazer uma pergunta: Quanto tempo leva uma ovo vira larva (mosca varejereira)

Obrigada

MADA

Janaina Rocha Machado disse...

Olá,
Meu tio esta com cancer na laringe e em decorrencia de dificuldades para respirar foi realizada uma traquio, pois bem, não se sabe como,mas no hospital, em internação para realização de exames antecipatórios para a provavel cirurgia, uma varegeira pos ovos na traquio..., dias depois perceu-se alguma coisa extranha e verificou-se que se tratava de uma larva saindo pela tráquio.Foi informado o médico e demoraram muito para fazer a limpesa. Tiveram que fazer em duas etapas, pois tinha muitos vermes, mais de 60 ma primeira limpesa e mais de 40 na segunda.
Estive lendo os artigos relacionados ao uso terapeutico de larvas de moscas e gostaria de saber se esta fatalidade pode de alguma forma ajudar na cura do tumor do meu tio, segundo o médico cresce e depois perde a irrigação e começa a negrosar.

Comente esta matéria