CHOCOLATE COM SAL, POR ESSA VOCÊ NÃO ESPERAVA.

Essa é novidade.

Chocolate com sal? Se você acha essa combinação um pecado gastronômico, enganou-se. Ela é a nova aposta dos chocolatiers. E quem provou garante: é uma delícia. A chef Nigella é fã da barra de chocolate amargo com uma pitada salgada. O segredo está na sutileza do sabor da flor de sal, retirada artesanalmente da superfície das salinas marinhas. “O brasileiro está aprendendo a degustar e ousar mais no paladar, perdendo o medo e ampliando suas percepções degustativas”, opina Solange Wiltgen, da Cacau Noir. A prova disso é que o item mais vendido na rede carioca é o bombom de chocolate meio-amargo com caramelo e flor de sal.

Extraída pelos povos Celtas há cerca de 2.000 anos, os chefs reconhecem que a flor de sal é o “crème de la crème” dos condimentos. “O chocolate ganha uma textura nova, um brilho. A flor realça o sabor e aparece discretamente no final”, descreve. A boutique gastronômica Aquim, no Rio de Janeiro, oferece chocolate amargo com ganache de lavanda, chocolate ao leite com mel e açafrão e bombons de chocolate ao leite com ganache de especiarias, a chocolatier Samanta Aquim guarda segredo.


Páprica, pétala de rosa, manjericão, calabresa, cardamomo, gengibre e até bacon estão presentes nas barras de chocolate. A Lindt tem na sua cartela de produtos o “Lindt Chili” com pimenta dedo-de-moça. A marca de chocolates internacional Vosges aposta em sabores ainda mais exóticos. De lá sai o Mo's Bacon Bar, uma barra de chocolate com bacon. Mas para saborear é preciso degustar. “Não é pra ir mordendo o chocolate. Primeiro deixe na boca para derreter por alguns segundos para liberar os aromas. Durante o ritual vale a pena até fechar os olhos para aguçar o máximo seus sentidos”, sugere Solange


Fonte: Globo.com

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem