Grande parte do Recife continua sem energia elétrica
A falta de energia ainda permanece em várias localidades do Grande Recife, no início da tarde desta segunda-feira (4). O problema ocorreu por volta das 3h da madrugada de hoje e está sendo mais frequente em localidades de alguns bairros do Recife, principalmente da Zona Norte, como Graças, Casa Forte, Ilha do Leite, Boa Vista, beberibe, Encruzilhada, Santo Amaro e Casa Amarela. Mas há registros também na Zona Sul, como em Imbiribeira e Boa Viagem, e na Zona Oeste, como no Jiquiá e em Jardim São Paulo.
O Shopping Tacaruna é um dos locais atingidos pela falta de luz. Desde a abertura do centro comercial, às 9h, quase metade das lojas (120, aproximadamente) estão sem energia, de um total de 257, embora funcionando normalmente. De acordo com a assessoria de comunicação do Tacaruna, somente as lojas âncoras não estão com o fornecimento afetado, uma vez que possuem geradores próprios. Além delas, outros serviços do shopping, como o estacionamento, também funcionam sem problemas à base de geradores.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) já confirmou a ocorrência de falta de energia na RMR e informou, através de um comunicado oficial, no fim desta manhã, que a queda no fornecimento foi provocada “em decorrência das fortes chuvas e incidência de raios no Grande Recife”. O documento explica que “a maioria dos casos está relacionada a interferências de galhos de árvores na rede de distribuição de energia. A Celpe ressalta que está atuando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento das áreas afetadas e manterá o reforço do contingente até a regularização dos casos”.
A companhia informou, ainda, que a incidência dos raios não atingiu nenhuma subestação de transmissão de energia, como ocorrera com a Subestação da Boa Vista, nas proximidades do Parque 13 de Maio. A queda de um raio, ocorrida no dia 18 do mês passado, danificou vários equipamentos eletrônicos e destruiu o sistema de proteção e automação da subestação, que foi automaticamente desligada com os danos.
A Celpe afirmou que reforçou em 30% o número de equipes de prontidão desde o início da manhã de hoje. De acordo com a Celpe, os chamados no Grande Recife registraram um volume maior que um dia considerado normal em função das chuvas. A empresa ainda está realizando um levantamento para confirmar todos os locais atingidos pela falta de energia e disse que no fim da tarde de hoje enviará um novo comunicado oficial com o balanço da ocorrência.
Os transtornos com a falta de luz, aliados com as chuvas registradas no início da manhã de hoje, no entanto, foram visíveis logo cedo por quem precisou sair de casa para trabalhar. Vários semáforos localizados nas principais avenidas e ruas do Recife pararam de funcionar, criando pontos de engarrafamento, e, segundo relatos, a energia ainda não voltou ao normal em várias localidades.
Do DP
Post a Comment