Motoristas têm dificuldade para estacionar em consultórios no Recife
Foi por esta dificuldade que o dermatologista Itamar Belo dos Santos mudou o local do consultório onde trabalhava há cinco anos. O bairro é o mesmo de antes, Casa Forte, na Zona Norte do Recife. "Além de oferecer um bom atendimento, com qualidade técnica, temos também que dar conforto aos pacientes. Não é justo fazer ele caminhar 400, 500 metros até o consultório", comentou.
Agora, o consultório fica num prédio na Praça de Casa Forte, onde ainda há vagas para quem chega. Antes, ele atendia em um empresarial na Avenida 17 de Agosto. O estacionamento do prédio, de fato, vive cheio, não só na frente, mas também na parte de trás do condomínio. A placa ''lotado" é bastante usada no local.
A médica Marília Delgado tem consultório no mesmo prédio, e revela que também já começou a procurar outro ponto para atender os pacientes. "Já esperei 15, 20, meia hora, 40 minutos, com cliente esperando na sala, atrasada sempre", falou.
Outra região do Recife onde há dificuldade para encontrar vagas de estacionamento é a Ilha do Leite, polo de serviços médicos e consultórios. Quem precisa ser atendido pelos profissionais que trabalham em um dos prédios do bairro sofre para achar um lugar onde deixar o carro.
A Ilha do Leite é cheio de edifícios empresariais, com muitos escritórios e consultórios. As ruas estão sempre ocupadas de veículos. Muitos acabam estacionando junto a calçadas pintadas de amarelo. Os prédios que têm vagas próprias também são muito concorridos.
As áreas de estacionamento cobram caro. Em um dos estabelecimentos, o pagamento mínimo é de R$ 5, para deixar o carro debaixo do sol.
Toda a dificuldade tem uma explicação prática. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nos últimos dez anos, o número de carros novos no Recife pulou de 364.665 para 601.482 veículos, um aumento de 64,9%. Com tanto carro circulando, está cada vez mais difícil para os motoristas encontrar um espaço nas ruas para estacionar.
De acordo com a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), todo estabelecimento deve possuir alvará de localização e funcionamento para poder exercer as atividades. A Dircon explicou também que para obter esse tipo de documentação é necessário que o interessado apresente a destinação de vagas para estacionamento.
Do G1 PE
Post a Comment