Sócios do Sport decidem novo estatuto nesta terça-feira
Por Laura Cortizo
Os sócios do Sport irão se reunir na sede social do clube, às 19h desta terça-feira, para realização de assembleia geral. O principal objetivo do encontro é votar pela aprovação ou não de uma série de mudanças no estatuto, que é o mesmo desde 1975. As alterações serão válidas já nas eleições do final deste ano e levantam críticas por parte de grupos de sócios e conselheiros insatisfeitos com o grupo do presidente Gustavo Dubeux.
Uma das principais mudanças propostas é a eleição direta para presidente executivo do clube. Até hoje, os sócios votam no Conselho Deliberativo, que, por sua vez, escolhe o mandatário. Caso seja aprovado, o novo formato rubro-negro faria uma inversão: os sócios votariam no o presidente, que elegeria os conselheiros. "Trata-se de um mecanismo de controle inaceitável. É como se o prefeito de uma cidade escolhesse os vereadores, responsáveis por regular e fiscalizar a gestão do executivo", compara o ex-conselheiro rubro-negro Elpídio Diniz, membro do Movimento Resistência Sport.
Outra medida é a redução do número de membros do Conselho Deliberativo. Atualmente, são eleitos 300 conselheiros e o mesmo número de suplentes, mas está sendo proposta a diminuição desse número para 150. A oposição, entretanto, questiona essa medida argumentando que, quanto menos membros tiver, mais vulnerável à manipulação do executivo ficará o conselho.
Com relação à ficha limpa, a ideia é que os candidatos a presidente não possuam registro no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O ponto também é criticado pela oposição. "A ficha limpa deveria incluir muito mais requisitos", defende Elpídio.
Também será sugerido que os sócios atletas - cerca de 400 - percam seu direito de voto. Esse veto, somado à criação de novas categorias de sócios, diminuem o número de eleitores, uma vez que categorias como a de sócio especial não dão poder de voto a quem as adquire.
A assembleia geral não é momento para a discussão das alterações propostas. Cada sócio presente votará na lista de alterações do estatuto como um todo e não em cada proposta separadamente. Quem quiser ler a relação de itens para fazer a escolha poderá conferir documento fixado no salão da sede social.
Foto: Alexandre Gondim
Post a Comment