Header Ads

test

CEPE entrega primeiros exemplares do livro sobre Fernando Santa Cruz


Por Vinícius Sobreira

A CEPE (Companhia Editora de Pernambuco) entregou, nesta segunda-feira, os primeiros exemplares do livro "Onde está meu filho?", que conta a saga da família do pernambucano Fernando Santa Cruz, desaparecido em fevereiro de 1974, em plena ditadura militar. Os exemplares foram entregues pela manhã aos irmãos de Fernando, o vereador Marcelo Santa Cruz (PT - Olinda) e o economista Lincoln Santa Cruz, além do escritor Chico de Assis, coordenador do livro, que está em sua segunda edição.

O lançamento oficial ocorrerá no dia 22 de novembro, às 19h, no Museu do Estado, no Forte das Cinco Pontas. "Onde está meu filho?" foi lançado originariamente em 1984 e tem como personagem central Dona Elzita Santa Cruz, mãe de Fernando. Hoje com 99 anos, ela tem percorrido incansavelmente todas as instâncias em busca de notícias no filho.

O caso de Fernando, desaparecido junto com outro pernambucano, o estudante Eduardo Collier Filho, é um dos poucos sobre os quais não se tinha qualquer notícia, nem pistas ou testemunhas. Recentemente, o ex-delegado do DOPS Cláudio Guerra revelou, no seu livro "Memórias de uma guerra suja",  que Fernando e Eduardo faziam parte de um grupo de 11 presos pollíticos que, depois de torturados e mortos, tiveram seus corpos incinerados em fornos de uma usina de cana, na cidade de Campos, Rio de Janeiro.
A reedição do livro foi atrasada, inclusive, por causa da revelação do ex-torturador, que foi incluída na obra. Também foram inseridos novos depoimentos e documentos, além de uma homenagem à ex-deputada Cristina Tavares - falecida em 1992 - que foi co-autora da primeira edição junto com o próprio Chico de Assis,os jornalistas Gilvandro Filho (deste JC) e Jodeval Duarte e da advogada Glória Brandão. Nesta edição, o jornalista Nagib Jorge Neto foi incorporado à equipe.
O desaparecimento de Fernando e Eduardo é classificado como prioridade entre as investigações da Comissão da Verdade de Pernambuco.

Nenhum comentário

Comente esta matéria