Anac envia equipe para fiscalizar serviço a passageiros de Viracopos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que uma equipe do orgão irá para Viracopos fiscalizar a assistência que está sendo dada aos passageiros afetados pelo fechamento do aeroporto de Campinas (SP), que ocorreu às 20h de sábado (14), sem previsão para reabertura.
Um avião da empresa Centurion Cargo teve problemas no trem de pouso e permanece na pista, a única do aeroporto. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a retirada da aeronave tem que ser feita pela companhia.
O diretor da Centurion no Brasil, Vanderlei Morelli, disse que a demora para o início dos trabalhos ocorre por conta da chegada dos equipamentos específicos para o reboque de São Paulo. "Como a aeronave, que pesa mais de 100 toneladas, ficou inclinada os trabalhos estão centrados em retornar o nível dos equipamentos para depois fazer a remoção", falou.
Reclamações
O meio para os passageiros fazerem reclamações para a agência é pelo telefone 0800-725-4445. Não há um balcão de atendimento instalado no aeroporto. A agência informou que 15 pessoas estão envolvidas na fiscalização, entre diretores, superintendentes e inspetores. Segundo a Anac, caso algum problema seja encontrado, as aéreas podem ser autuadas e, posteriormente, multadas.
A assessoria da Anac disse que esse acompanhamento não precisa ser feito, necessariamente, de forma presencial, por isso não enviou antes os inspetores. De qualquer maneira, informou que a equipe irá para o aeroporto com intuito de facilitar o trabalho. Esse tipo de fiscalização é feita, em geral, após denúncias, ou quando estão programadas.
Passageiros irritados
A série de cancelamentos no aeroporto, após um avião de carga ter problemas durante o pouso, deixou passageiros irritados pelas longas filas e falta de informação das companhias aéreas. As operações foram suspensas desde as 20h do sábado (13) e até as 13h30, não existe previsão para que operações no terminal sejam retomadas, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que administra os aeroportos.
A Azul informou, em nota, que está “prestando todo o auxílio necessário aos clientes, de acordo com a resolução da Anac, reacomodando-os da melhor maneira possível”.
Em nota, a Gol disse que "os passageiros em conexão ou escala estão sendo reacomodados em outros voos da companhia. Aqueles com destino final em Campinas são transferidos entre Congonhas/Guarulhos (voos alternados) e Viracopos via terrestre". Clientes com embarque em Campinas tambem estão sendo tranferidos.
Até a publicação desta matéria, não foram encontrados representantes da TAP para se manifestar sobre o assunto.
Do g1
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