Surdos fazem passeata no Centro do Recife

Deficientes auditivos e professores de várias escolas especializadas do Recife fazem uma passeata no Centro da capital na manhã desta quarta-feira (26). Em homenagem ao Dia Nacional do Surso, saíram do Parque 13 de Maio e seguem para o auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), na Conde da Boa Vista, onde realizam debate.

Os manifestantes saem para afirmar à sociedade que não querem a inclusão em escolas comuns, de acordo com a professora Célia Pedrosa. "Deve haver escolas especiais porque os surdos têm a sua própria língua (a Língua Brasileira de Sinais, Libras), que tem um vocabulário específico. Por isso, mesmo que haja intérprete, há defasagem no aprendizado se assistem aulas em português", explicou.

Os surdos também querem mostrar às autoridades públicas a importância o atendimento em todos os órgãos públicos ser feito por intérpretes, entre outras mudanças para garantir a cidadania. Esses assuntos e propostas para o mercado de trabalho e ensino também serão apresentadas. O evento deve acabar por volta das 13h.
 
Do NE10
Foto: Evandro Fidelis

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem