Header Ads

test

Pelo direito de ir e vir

Por Antonio Moraes
 
O Jornal do Commercio traz hoje em sua primeira página mais uma notícia preocupante em relação à mobilidade urbana: Pernambuco possui uma frota de dois milhões de veículos. Em audiência com o Secretário das Cidades Danilo Cabral, ontem em seu gabinete, juntamente com os deputados Carlos Santana, Daniel Coelho, Gustavo Negromonte, Severino Ramos e Tony Gel novamente o assunto estava em pauta.
 
Solicitamos a audiência justamente para debater como ficará o Recife e a Região Metropolitana durante as obras anunciadas pelo Governo até a Copa de 2014. O secretário já tinha antecipado para a oposição no encontro o tamanho da frota estadual de veículos.
 
Ficamos sabendo que mais de 500 automóveis foram regularizados em apenas dois dias desta semana, a maior parte deles circulando no Grande Recife. Destes dois milhões de carros praticamente a metade deles está na Região Metropolitana. A situação é alarmante.
 
O secretário afirmou que até novembro deve ser concluído um plano de circulação que vai nortear a mobilidade durante as obras, como também um plano de ação educativa para motoristas e pedestres no período das intervenções.

É importante destacar que a Oposição vai apoiar qualquer intervenção que, de fato, contribua para a melhoria da mobilidade em Pernambuco.
 
A melhoria da mobilidade se dará com abertura de novas vias, mas não só com elas. É preciso uma mudança no serviço de transporte público para que a população que tem carro possa deixá-lo em casa, só para citar uma entre tantas nuances desta delicada questão que é a movimentação no espaço público. E as ciclovias? A circulação de pedestres?
 
Por isto, vamos acompanhar o que propõe este plano de circulação e continuar fiscalizando o governo para que os pernambucanos tenham assegurado um de seus direitos básicos: o de ir e vir.

PS: Antonio Moraes é líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Nenhum comentário

Comente esta matéria