Prefeitura retira camelôs que ocupavam calçada do Hospital Maria Lucinda, em Parnamirim
Mais um hospital do Recife teve o entorno liberado para a passagem de pedestres e cadeirantes. Nove barracas de comida e bebida que ocupavam a calçada do Hospital Infantil Maria Lucinda, em Parnamirim, Zona Norte do Recife, foram removidas durante o fim de semana. Seis ficavam na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti e duas na Avenida Parnamirim. A unidade de saúde ocupa um terreno na esquina dessas duas vias. A prefeitura também negociou a retirada do local de uma outra barraca, que era móvel.
A derrubada ocorreu na sexta-feira à tarde e no sábado. A ação, segundo a diretora de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife (Dircon), Maria José de Biase, foi negociada com os comerciantes. Nenhum deles estava ontem à tarde no local para confirmar a informação. “Estamos tentando relocá-los para os mercados públicos. Essa foi uma solicitação do grupo durante as conversas que mantivemos com eles e há grandes chances de ser atendida”, diz.
Os comerciantes receberam, de acordo com Maria José, um auxílio no valor de R$ 600 da direção do hospital, fundado há 82 anos e gerido pela Fundação Manoel da Silva Almeida. “É uma ajuda até que a prefeitura consiga relocá-los. São pessoas que atuavam no local havia algum tempo. Por isso, a unidade de saúde ao mesmo tempo que apoiou a ação da prefeitura, estava preocupada com o destino deles”, relata Maria José.
Ela explica que as barracas estavam impedindo a reforma externa do hospital. “A reconstrução do muro foi interrompida por conta da ocupação irregular. Agora, além do muro, o hospital poderá recuperar a calçada, que é um espaço público”, destaca. Na avaliação da Dircon, os transeuntes corriam risco ao passar pelo local. “A faixa de calçada restante era muito estreita. As pessoas que comiam nas barracas e os próprios comerciantes ficavam assustados toda vez que um ônibus fazia a curva”, descreve.
Post a Comment