Pernambucano: Santinha despacha o Porto e é finalista
Weslley comemora o primeiro gol dos três que garantiram ao Santa a vaga na final
Fotos: Rodrigo Lobo/JC Imagem
Com três gols-relâmpago na tarde deste sábado, a equipe do Santa Cruz conquistou a primeira vaga de finalista do Campeonato Pernambucano, depois de cinco anos. Enquanto Náutico e Sport ainda se engalfinham por causa do hexa, os tricolores passaram com facilidade pelo Porto e esperam o adversário, o vencedor do duelo entre Náutico e Sport, que se enfrentam na tarde deste domingo, nos Aflitos. A Cobra Coral, que já conquistou a vaga na Série D, tem a vantagem de disputar o último jogo da final em casa.
No primeiro tempo, as emoções dos dois times oscilaram bastante e as cenas do domingo de Páscoa em Caruaru se repetiram. Antes dos 15 minutos de partida, o Santa Cruz, que joga em casa, já contava com três gols no placar. Weslley, aos 3 minutos, Leandro Souza, aos 8, e Thiago Matias, aos 13 , garantiram a vantagem e a festa da torcida tricolor. Diante da súbita desvantagem, a equipe de Caruaru começou a apresentar sinais de instabilidade, desequilíbrio em campo.
Por outro lado, a boa vantagem também provocou um relaxamento por parte dos tricolores, sobretudo dos zagueiros. Aos 17 minutos, por exemplo, Thiago Matias perdeu a bola para Kiros na entrada da área e recebe bronca de Zé Teodoro pela falta de atenção. O Porto terminou ganhando uma sequência de bolas, obrigando o goleiro Tiago Cardoso a fazer pelo menos duas boas defesas.
Em uma dessas falhas da zaga do Santa Cruz, aos 24 minutos, o gol do Porto saiu. O lançamento foi de Thiago Laranjeiras para Douglas, mas a bola sobrou para Thiago Matias, que errou no rebote. Quem ficou com a posse foi Baiano que, por sua vez, errou o cruzamento. Assim, a bola viajou na pequena área, passando por vários jogadores e terminando nos és de Paulista, que manda para o fundo do barbante, fazendo Santa Cruz 3 x 1.
Com esse que foi seu 15º tento, Paulista está prestes a se tornar o terceiro jogador do interior a se tornar artilheiro do campeonato estadual. Mesmo assim, o atacante ainda conseguiu perder um pênalti, aos 37 minutos, bem defendido pelo goleiro Tiago Cardoso.
Na volta do intervalo, o time do Santa Cruz se apresentou mais organizado e concentrado na partida, sem a empolgação que estava atrapalhando o desempenho dos atletas. A linha de zaga ficou mais presa, os zagueiros pararam de sair desorganizadamente para o ataque como vinha acontecendo na primeira etapa. As jogadas voltaram mais trabalhadas, sobretudo no meio-campo. Porém o problema ficou com a finalização. Landu até venceu seu medo de chutar e, aos 16 minutos da etapa complementar, tentou mandar para o gol, mas a bola passou raspando na trave.
Aos 31, mais uma vez o time coral perdeu a chance de finalizar aumentando a vantagem. Weslley foi derrubado perto da grande áre e, na cobrança de falta, a bola fechada passou na frente do gol por três jogadores corais, mas nenhum deles consegue conseguiu arrematar para dentro do barbante.
A maior dificuldade nas finalizações, entretanto, foi a má atuação de Gilberto, que se afobou sobretudo, errando passes e chutando de muito longe. Aos 32 minutos, Renatinho colocou entre as pernas de Marivaldo, mas foi empurrado dentro da área por Baiano. Na cobrança da penalidade, Gilberto bateu muito fraco e entregou a bola nas mãos do goleiro Mondragon.
CRAQUE DA PARTIDA - Apesar dos três gols do Santa Cruz, o melhor jogador em campo eleito pelos internautas do NE10 foi o goleiro Tiago Cardoso, com 47% dos votos. Em segundo lugar, com 24%, veio o atacante Paulista, artilheiro do Campeonato, que foi seguido por Renatinho, com 14% dos votos.
FICHA DO JOGO:
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Thiago Matias e Leandro Souza (André Oliveira); Cléber Goiano, Memo, Jeovânio, Weslley e Renatinho; Gilberto e Landu (Thiago Cunha). Técnico: Zé Teodoro.
Porto: Mondragon; Baiano, Sandro Miguel, Marivaldo e Altemar; Naldinho, Vágner Rosa (Helder), Douglas e Thiago Laranjeira; Paulista e Kiros. Técnico: Laélson Lima.
Gols: Weslley, Leandro Souza, Thiago Matias, Paulista.
Cartões amarelos: Douglas (P), Leandro Souza (S), Landu (S), Sandro Miguel (P), Baiano (P).
Local: Arruda. Árbitro: Émerson Sobral. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Auxiliares: Neilson Santos e Eduardo Alcântara.
Público: 32.156 Renda: R$ 311.490
Post a Comment