Header Ads

test

Apagão atinge Norte e Nordeste do País

Da BAND

Um blecaute atingiu praticamente todos os estados do Nordeste, na noite desta quinta-feira (03). O apagão foi sentido na Região Metropolitana do Recife por volta das 23h30. Ainda não se sabe ao certo quantos estados foram atingidos, mas há relados que além de Pernambuco, também estão sem energia elétrica Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Até o momento, os únicos estados livres do problema seriam o Piauí e o Maranhão.

De acordo com informações de Dilton da Conti, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), praticamente todo o sistema de usinas de geração da companhia deixaram de funcionar. Ele afirmou ainda que provavelmente todos os estados do Nordeste estão sem energia.

O presidente explicou ainda que técnicos já foram acionados e estão trabalhando para tentar restabelecer o fornecimento de energia. Ainda não se sabe a causa do blecaute, mas segundo Dilton da Conti as usinas pararam de funcionar automaticamente.

Informações iniciais apontam que o problema pode ter sido provocado numa linha de transmissão da Chesf entre as cidades de Petrolândia, em Pernambuco, e Sobradinho, na Bahia. O sistema teria saído de operação, causando a interrupção no fornecimento de energia em parte do Nordeste. Acredita-se que três usinas teriam saído de operação: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.

GRANDE RECIFE
A equipe de reportagem da Globo Nordeste percorreu alguns bairros do Grande Recife e presenciou a angústia de muitas pessoas que tentavam voltar para casa e foram pegas de surpresa pelo blecaute. A solução encontrada por muitos foi se reunir em locais como postos de combustível para esperar por transporte.

De acordo com a assessoria de imprensa da Celpe, ainda não há confirmação oficial do que pode ter ocorrido. A Celpe informou ainda que espera um posicionamento do Operadora Nacional de Sistema Elétrico (ONS).

Segundo a Companhia de Eletriericidade da Bahia (Coelba), o problema pode ter ocorrido na transmissão ou na geração de energia elétrica, que é responsabilidade da ONS.

Nenhum comentário

Comente esta matéria