Eduardo Campos vai a comitê de peemedebista


Por Arthur Cunha

O cenário adverso para o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) na eleição estadual aumenta a cada dia. Não bastasse uma desvantagem de cerca de 30 pontos percentuais nas pesquisas, o ex-governador assiste a uma debandada sem fim dos seus antigos aliados para o palanque do governador Eduardo Campos (PSB). O gesto que ocorreu ontem, mesmo se não representar uma perda considerável de votos, é bastante simbólico, justamente por tratar-se de um ex-jarbista histórico: o deputado federal Edgar Moury Fernandes, filiado ao mesmo PMDB, recebeu, à noite, a “visita” da majoritária da Frente Popular de Pernambuco, na inauguração do seu comitê, no bairro do Espinheiro, Recife.

Edgar não disse abertamente que vota em Eduardo, mas comportou-se como um legítimo aliado. A interação entre os dois, registrada pelos fotógrafos, e o fato de o governador ter atrasado sua ida ao aniversário da própria mãe, a deputada federal Ana Arraes (PSB), deixaram o cenário claro. O rompimento entre Moury Fernandes e Jarbas, externado em 2007, com troca de farpas pela Imprensa, é outro ingrediente. Segundo pessoas que estavam no comitê, Campos chegou ao local poucos minutos depois de a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) - jarbista de carteirinha - ter ido embora.

Eduardo desconversou dizendo que estava ali “dando um abraço em um amigo”. Edgar limitou-se a ressaltar que está tratando, exclusivamente, de sua campanha à reeleição. Também não adiantou se votará em Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) para o Senado. “Não tratei da majoritária, ainda”, garantiu. Questionado se a direção do PMDB iria tolerar o suposto apoio, Moury Fernandes assegurou que não terá problemas. “Não tem com o que empacar. Qual é o problema?”, comentou. Vale ressaltar que o PMDB de Pernambuco só tem dois deputados federais: Edgar e Raul Henry.

Em reunião com Eduardo, anteontem, no Palácio, o deputado estadual Emanuel Bringel (PSDB) havia ratificado seu voto no socialista - o tucano tinha recepcionado Jarbas em Araripina. No mesmo dia, Campos recebeu o apoio do ex-prefeito de Gravatá e candidato a estadual, Joaquim Neto (PSDB). Ligado a Neto, o prefeito Ozano Brito (PSDB) se mantém aliado de Jarbas Vasconcelos.

PETROLINA

Eduardo tem agenda de campanha extensa, hoje, em Petrolina. Ele aproveitará a ida ao município para, na condição de governador, visitar o Hospital Dom Malan. Para evitar misturar as agendas administrativa e eleitoral, o socialista se deslocará em um avião fretado por sua campanha. “Quero evitar problemas”, destacou. No último domingo, o Palácio cobriu um ato de campanha do governador em Serrita.

Às 17h30, o governador tem reunião com fruticultores; às 18h, inaugura o comitê da Frente Popular no Sertão; às 19h, visita a Fenagri. Por fim, às 20h30, comparece à festa de lançamento da candidatura do deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB) à reeleição.

Por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem