Terra em transe: Tempestade mata 96


(Folha SP) - Ao menos 96 pessoas em decorrência dos deslizamentos e inundações provocados pela tempestade tropical Agatha na América Latina.

A área atingida pela depressão tropical Agatha e por chuvas secundárias se estende do sul do México até a Nicarágua. Apesar de as chuvas terem diminuído neste domingo, o nível dos rios continuou a subir, assim como os deslizamentos de terras, causando mais mortes.

Ontem, 112 mil pessoas foram retiradas de suas casas na Guatemala; muitas delas foram levadas para abrigos. O porta-voz do governo David de Leon afirmou que 82 pessoas morreram por causa de deslizamento, outras 83 ainda estavam desaparecidas.

Em El Salvador, o presidente Mauricio Funes contabilizou nove mortes. "Embora a intensidade da tempestade pareça ter diminuindo, a situação no país continua crítica", disse Funes.

A Comissão Permanente de Contingências de Honduras informou que o número de mortos no país chega a cinco e nove estão desaparecidos.

O coordenador de Alerta Adiantado da Copeco, Juan José Reyes, disse a jornalistas que três das mortes foram causadas por "imprudências", sem dar detalhes, e lembrou que as chuvas já tinham deixado outras três mortes na semana passada.

No sul do país oito pescadores estão desaparecidos, aos quais se soma um soldado do Exército no departamento de Gracias a Dios, ao leste, na fronteira com a Nicarágua.

O presidente hondurenho, Porfirio Lobo, reiterou hoje, após uma reunião com representantes da comunidade internacional, que perante a "difícil situação" vivida pelo país é necessária "a solidariedade".

Postado por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem