Diversidade sexual tema de debates

Por Ivson Menezes

Amor incondicional é aquele que não está sujeito a pré-requisitos. O outro é amado, simplesmente, pelo que é. Desejando que esta afirmação torne-se uma prática cotidiana entre as pessoas, entidades civis e órgãos governamentais defensores de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) montaram uma programação para trabalhar junto à sociedade. No próximo dia 17 é celebrado o Dia Nacional e Internacional de Combate à Homofobia.

O início das atividades já começa com uma ação inédita em todo o Brasil. Os assuntos e o compartilhamento de experiências que envolvam a temática da diversidade sexual serão mensalmente discutidos por familiares de LGBT ou interessados pela causa. O Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) juntamente ao Movimento Nacional de Mães pela Igualdade promovem, hoje, o primeiro encontro “Mães e Pais pela Igualdade”.

As reuniões também funcionarão como um espaço de voz e escuta para que as violações sofridas pelo público LGBT não sejam esquecidas e nem fiquem impunes. Este ano já foram registradas 12 mortes envolvendo homossexuais no Estado. Ano passado, o total de assassinatos atingiu 33 vítimas.

Segundo o coordenador do CECH, Rhemo Guedes, a maior parte das denúncias recebidas pela entidade acontece dentro do ambiente familiar. “Ocorrem desde violência física e psicológica até a expulsão de dentro de casa. Por isso, antecipando-se ao próprio Dia das Mães, queremos que a família participe ativamente e seja sensibilizada. Com isso, acreditamos que o convívio entre familiares se torne uma vivência mais acolhedora”, pontuou, durante apresentação da proposta dos encontros mensais, ontem.

O encontro “Mães e Pais pela Igualdade” começará às 19h no auditório da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, localizada na Ilha do Retiro, área Central do Recife. Mais informações pelo e-mail: cech@sedsdh.pe.gov.br ou pelo telefone 3183.3182.

O ponto de parada seguinte será a Escola Municipal Dom Bosco, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste da Capital. Na data oficial dedicada à luta pelo fim do preconceito aos homossexuais, estudantes da unidade de ensino participarão de oficinas de grafitagem, hip-hop e palestras sobre o tema. De acordo com a representante estadual do Movimento, Eleonora Pereira, a intenção é ampliar este diálogo dentro de mais escolas. “Podemos entrar na realidade das comunidades pelo trabalho junto as crianças e adolescentes. Sabemos que estas duas fases precisam de atenção e apoio”, disse.

Às 19h desse mesmo dia, o Consulado Americano e o Movimento Mães pela Igualdade estarão reunidos para ações de visibilidade no Clube Metrópole, área Central do Recife. Quem passará por formação específica sobre questões LGBT, através de um seminário de Formação, são os conselheiros tutelares da Região Metropolitana do Recife (RMR). A capacitação será na próxima terça-feira, às 8h30, na Vara da Infância e Juventude, situada no bairro da Boa Vista.

Da FolhaPE/Foto: Laila Santana

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem