Audiência pública discute ameaça à perda do título de Olinda de Patrimônio da Humanidade da Unesco

 / Foto: Flora Pimentel/Acervo JC Imagem 
Recentemente, o Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou um documento à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco) questionando o título de Patrimônio da Humanidade e a falta de manutenção do Sítio Histórico da cidade por parte da prefeitura. Uma audiência pública acontece nesta segunda-feira (13) com o objetivo de debater o tema, às 10h, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa.

Fundada em 1535, Olinda foi declarada patrimônio da Unesco há cerca de 30 anos. A audiência desta segunda foi solicitada pela deputada da oposição Terezinha Nunes, do PSDB. O ofício elaborado pelo MPCO foi baseado em auditorias realizada em 2006, 2009 e 2012, englobando os mandatos de Luciana Santos e do atual prefeito Renildo Calheiros, ambos do PCdoB.
A gestão da prefeitura foi convidada a participar da audiência pública, assim como os vereadores de Olinda, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério Púlico (MP) e os presidentes das associações dos moradores e dos empresários do Sítio Histórico.

SÍTIO HISTÓRICO - A tradicional área da cidade foi a segunda do Brasil a ser declarada Patrimônio da Unesco, após Ouro Preto (Minas Gerais), em 1982. O Sítio Histórico possui 1,89 km² e abriga 15 mil moradores.

Do JC / Foto: Flora Pimentel

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem