Via em Igarassu usada para desova de carros

Carcaças que carros queimados são vistas por moradores, que temem a ação de bandidos no local. Foto: Fernando Melo/Divulgação

A via que liga à praia do Capitão, mais conhecida como praia do Mangue Seco, localizada em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, é frequentemente utilizada para queima e desmanche de veículos. A chamada "Estrada dos Arrombados" fica localizada na comunidade Loteamento Areia Branca e a presença de carros carbonizados gera insegurança aos moradores. As condições da via facilitam a ação, pois a estrada está sem iluminação, calçamento e fiscalização.

O movimento de carros que passam pela estrada para chegar até a praia durante o dia contrasta com o pouco movimento da estrada durante a noite, o que torna o local propício à ação de vândalos. O professor de história Fernando Melo, 38 anos, conta que se preocupa com as condições atuais da via. “A falta de iluminação facilita a queima dos carros. No último domingo [27] passei por lá e vi várias peças de carros diferentes espalhadas. Essa situação gera insegurança à comunidade local”.

Fernando conta ainda que o material abandonado na pista provavelmente é proveniente de roubo e é recolhido por algumas pessoas para ser reciclado, permanecendo ainda grande parte do veículo na pista. “Coincidentemente tem um depósito de materiais reciclados bem próximo da pista. Ela deve ser iluminada e pavimentada para evitar esse tipo de ação e facilitar a passagem de veículos e pedestres”.

Segundo o diretor do departamento de trânsito de Igarassu, Carlos Daniel, a queima de veículos na região não é constante. “Parte da estrada é de mata fechada e isso pode gerar mais facilidade, mas isso não é um problema frequente na via”. O diretor afirmou ainda que será iniciado um trabalho mais efetivo e que será feito um plano para intensificar a segurança na estrada.

Em relação à pavimentação da estrada, o secretário de Infraestrutura, Henrique Nascimento, afirma que o gasto e a viabilidade da obra são muito altos e que será necessário uma parceria com o governo. “Após feito o orçamento, vamos atrás de parcerias para iniciarmos as obras. No momento pode ser feito de forma emergencial a terraplanagem”. Quanto a iluminação, Sérgio Farias, secretário de Serviços Públicos afirmou que será feita a demanda à Celpe.

Do Cidadão Reporter/DP • Foto: Fernando Melo

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem