Mudanças no trânsito da Madalena geram insatisfação

Por Lucas Santana

Localizado em um dos bairros mais tradicionais do Recife, o Mercado da Madalena, no bairro do mesmo nome, oferece diversos tipos de serviços, sendo um atrativo ponto de comércio e reduto da boemia. Entretanto, comerciantes e frequentadores estão convivendo com um problema que segundo eles, está tirando o brilho do espaço. A redução de locais onde é permitido o estacionamento está causando prejuízos de quem tira o sustento das vendas e incomodando os clientes, que precisam deixar o veículo longe do mercado, gerando insegurança e aborrecimentos.

"Trabalho aqui desde pequeno, depois herdei um box do meu pai e nunca vi uma situação tão ruim como essa. Estamos perdendo muitos clientes, pois como não tem mais vagas de estacionamento próximas, eles acham melhor ir a supermercados. Logo no início do dia, os guardas (CTTU) chegam multando todo mundo", afirma o comerciante de carnes, Antônio Costa da Silva, de 66 anos. Já o sapateiro Antônio Tibúrcio, 64, que trabalha a quase 50 anos no local, reclama que o mercado sempre funcionou sem as medidas. "Estão ameaçando o trabalho de todo mundo por aqui, além de impedir a diversão dos frequentadores", exclamou.

As ruas Menezes Drumond, João Coimbra e Doutor Berardo, que ficam próximas ao mercado e eram muito usadas para o estacionamento, estão com apenas uma das faixas disponíveis. Na pista local da avenida Real da Torre, principal acesso ao espaço público, existe um pequeno trecho com vagas. Os locais foram sinalizados com placas de proibição e a coloração amarela nos meio-fios. Há cerca de três meses, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), se deslocam até o local no chamado horário de pico do comércio, que ocorre às 6h. Como muitos clientes precisam chegar mais próximo ao mercado para carregar os automóveis, eles acabam sendo multados.

Mesmo com todas as reclamações, a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, acredita que as intervenções vão beneficiar a maioria, pois os moradores do entorno solicitaram mudanças no fluxo para melhorar a qualidade de vida da região. "Antes das medidas, as ruas eram todas de mão dupla, o veículos estacionavam dos dois lados das vias e assim o trânsito ficava retido. Vale lembrar que a proibição começa de 6h da manhã até as 20h, com os sábados e domingos liberados o dia todo".

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem