A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na tarde desta sexta-feira (21), uma nota oficial sobre as investigações da importação do lixo hospitalar dos Estados Unidos para Pernambuco, através do Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife). O documento esclarece que a participação da SDS no caso se encerrará na próxima semana, com o resultado da análise das amostras de tecidos apreendidos feita pelo Instituto de Criminalística (IC).
A nota também explica que a Polícia Civil passou a trabalhar subsidiando a Polícia Federal nas investigações, porque a Justiça estadual julgou-se incompetente para o caso por reconhecer a conexão dos lençóis apreendidos em um depósito em Caruaru, no Agreste pernambucano, com a carga retida no Porto de Suape.
Mais cedo, os agentes do FBI e da alfândega americana inspecionaram os dois contêineres com lixo hospitalar apreendidos no Porto de Suape, junto com representantes da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de ver a mercadoria in loco e colher amostras dos tecidos, os agentes aproveitaram para conhecer o local.
Do G1 PE